
Foto: Deni Zolin (Diário)
A rede Super Nicolini, de Bagé, ainda depende de uma aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em Brasília (DF), para concretizar a compra de 11 supermercados da bandeira Nacional no Estado, incluindo o da Avenida Medianeira, em Santa Maria.
Segundo a empresa, o prazo oficial para o Cade dar uma resposta é de 240 dias a partir da abertura do procedimento. Portanto, a resposta poderá demorar até agosto deste ano para sair, já que a negociação foi anunciada na metade de dezembro do ano passado.
Enquanto a resposta não sair, o grupo francês Carrefour seguirá administrando o Nacional da Avenida Medianeira, e as outras 10 lojas compradas pelo Super Nicolini, nas cidades de Alegrete, Bagé, Camaquã, Dom Pedrito, Pelotas, Rosário do Sul, Santa Cruz, Santa Rosa e São Borja. O grupo de Bagé assumiu o compromisso de manter todos os funcionários do Nacional que pretendam ficar na nova empresa. Em Santa Maria, são 86 funcionários no Nacional da Avenida Medianeira.
A Osmar Nicolini S/A, que em 2024 completou 45 anos de existência, está entre as 100 maiores redes de supermercados do Brasil e as 10 maiores do Rio Grande do Sul. Presente em 8 municípios gaúchos, tem 17 lojas e mais de 2 mil funcionários.
Fundado no final dos anos 1970 em Bagé, por famílias Nicolini e Manfroi vindas de Garibaldi, o supermercado cresceu nas décadas seguintes e virou uma rede. Em maio de 2021, foi inaugurada em Bagé a primeira unidade da bandeira Atacadaço, um novo conceito de supermercado, que tem por base o autosserviço e estrutura enxuta, atuando no formato de atacado e varejo.
Em 2023, foi concretizada a fusão da empresa com duas outras redes de varejo, o Aviário Nicolini e o Super Engenho. O Aviário, com 2 filiais na cidade de Santana do Livramento e 53 anos de história e atuação; o Super Engenho com 18 anos de fundação e unidades nas cidades de Rosário do Sul, Caçapava do Sul, Quaraí e São Gabriel.
A aliança dessas três empresas foi possível em função das características comuns entre elas, especialmente os princípios e valores estabelecidos por seus fundadores: Elzira e Osmar Nicolini, Ivo e Lúcia Manfroi pelo Super Nicolini e Atacadaço Preço Baixo; Maria e Danilo Frighetto pelo Super Engenho e Hilário e Vera Nicolini, Luiz e Ignes Nicolini pelo Aviário Nicolini. Os empresários fundadores Osmar Nicolini, Ivo Manfroi, Luiz Nicolini e Danilo Frighetto já faleceram.
Risco de fechamento – Já outros mercados Nacional, como o de São Gabriel, que não foram vendidos pelo Carrefour, podem fechar as portas em breve.
Leia mais: