
Foto: Beto Albert (Diário)
Os sites do Diário e do Bei bateram, juntos, a marca recorde de 3 milhões de visualizações em janeiro de 2025.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Entre as matérias mais lidas em diariosm.com.br e bei.net.br, estão a questão envolvendo o uso irregular de poços artesianos, a recicladora que ganhou uma casa de construtora da cidade e o texto sobre a aprovação dos alunos mesmo reprovados em quatro matérias nas escolas. A marca representa o interesse da comunidade nas pautas produzidas pelo Grupo Diário, bem como demostra a credibilidade alcançada pelos veículos do grupo.
Esse mesmo número expressivo foi alcançado também nas enchentes de maio de 2024, o que evidencia o valor da notícia em tempos de emergência e o serviço de utilidade pública prestado pela imprensa para informar as pessoas quando elas mais precisam de ajuda.
As 3 milhões de reportagens lidas nos sites representam uma média de mais de 10 notícias para cada morador de Santa Maria mensalmente. No entanto, este número marcante, alcançado também neste janeiro de 2025, mostra que o jornalismo faz parte do cotidiano das pessoas, não importa a situação.
Para o coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN), Iuri Lammel, que sempre estudou o jornalismo digital e suas plataformas, essa marca conquistada pelo Grupo Diário chama a atenção pelo alcance que obtém na comunidade de Santa Maria e região, mas também de fora daqui.
– Esse número é bastante significativo. É um indicativo até da credibilidade do jornal na região. Está cada vez mais difícil para os jornais trazerem leitores para seus sites, isso é um fato, porque estamos numa era da hiperfragmentação das plataformas, que são ambientes digitais onde as pessoas interagem, como Facebook, Instagram. Antigamente, os jornais tinham uma grande plataforma, que eram os sites, e as empresas em geral também tinham sua plataforma, mas as pessoas foram deixando de acessar o site, de digitar o www e o nome do site por causa das redes sociais. E elas, como Facebook e Instagram, projetam as pessoas para prendê-las lá dentro, para que elas não saiam e consumam mais delas. Eles fazem espécies de cercadinhos, um obstáculo. Não dá para colocar link na postagem, justamente para dificultar que a pessoa saia do Instagram. E mesmo assim, esse número expressivo dos sites do Grupo Diário é sinal de que as pessoas estão enfrentando esses obstáculos para ir ao site, para ir ler uma publicação integral, com mais profundidade. Ou seja, isso quer dizer que as pessoas veem valor no conteúdo do jornal. Isso é muito significativo e é a grande batalha dos jornais hoje em dia. É fazer elas saírem das redes sociais e irem ler o conteúdo de seus sites – diz Lammel.
Assista ao vídeo
Leia mais: