Reconstrução de rodovias atingidas pelas cheias deve ficar para 2º semestre

Assinadas em 20 de janeiro pelo governador Eduardo Leite (PSDB), as ordens de início para a recuperação de 15 rodovias estaduais atingidas pelas enchentes de maio passado ainda não garantiram a presença de máquinas nas estradas. Como já previa o contrato, as empresas contratadas teriam de, primeiro, fazer os projetos de engenharia para apresentar ao governo do Estado para aprovação. Só depois é que as obras vão iniciar de fato. Aqui na região, a previsão é investir R$ 395 milhões dos R$ 1,3 bilhão liberados pelo Fundo Rio Grande para as 15 estradas – são verbas estaduais e federais. Questionado pela coluna sobre qual é a previsão de começo da recuperação, o Daer informou que os trabalhos devem ocorrer no segundo semestre.


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Na nota enviada ao Diário, a autarquia respondeu: “O Daer informa que os projetos estão em andamento, com a conclusão ainda no primeiro semestre, para em seguida começarem as obras. As questões técnicas dos trabalhos que serão executados serão definidas no projeto. Assim que o Daer aprovar os projetos, esses aspectos das obras poderão ser conhecidos.”


Aqui na região, estão previstas obras na ERS-149 e na ERS-348, além da ponte da ERS-348, em Faxinal. Já entre São Vicente do Sul e Rosário do Sul, serão recuperados 64 km da ERS-640, que passa por Cacequi. O maior valor é nos trechos entre Dona Francisca a Agudo e de Dona Francisca a São João do Polêsine, onde serão gastos R$ 203 milhões, até porque será preciso refazer trechos inteiros do asfalto e do aterro alto, que foram levados pela enchente do Rio Jacuí.


O que será feito aqui

  • ERS-149 (Do trevo do Santuário a Nova Palma) – R$ 79 milhões para recuperar asfalto em 32 km, obras de contenção e reforço de cabeceiras de ponte, durante 24 meses de obras
  • ERS-348 (Dona Francisca a Agudo e de Dona Francisca a Polêsine) – R$ 203 milhões para reconstruir trechos, recuperar 22,8 km, reforço de cabeceiras e contenções, durante 12 meses
  • ERS-640 (São Vicente do Sul a Rosário do Sul) – R$ 98 milhões para recuperar asfalto em 64 km e reforçar cabeceiras, durante 12 meses
  • Ponte na ERS-348, em Faxinal – R$ 14,7 milhões para nova ponte de 160m, com obra durando 14 meses

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