Em audiência pública da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, convocada para tratar da situação da Linha Férrea Tronco Sul Lages (SC), o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, afirmou na última terça que o Grupo de Trabalho criado para debater o futuro da Malha Sul, administrada pela Rumo, deve concluir os trabalhos no dia 14 de julho, após uma prorrogação feita no mês passado. Segundo reportagem da Agência Infra, já há os primeiros dados de estudos de pré-viabilidade para uma retomada das ferrovias em Santa Catarina e, especialmente, no Rio Grande do Sul, onde os trilhos foram destruídos em várias regiões nas enchentes de maio de 2024.
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Na audiência, Ribeiro afirmou que há um estudo contratado para fazer uma nova licitação da Malha Sul, já que o contrato com a Rumo vai até março de 2027, mas também seguem as tratativas com a própria Rumo para uma possível renovação desse contrato, com outras regras.
O secretário afirmou ainda que existem várias possibilidades, como cessão de trechos para Estados, parcerias públicas dentro da concessão e chamamento público para autorizações.
– Nós temos uma solução que passaria por fazer uma ligação de Uruguaiana até Porto Alegre, subindo para fazer essa integração por São Paulo, que é justamente passando pela linha férrea de Santa Catarina – disse Ribeiro, citando uma das hipóteses estudadas.
Ainda segundo ele, o governo já tem um levantamento de muitos trechos de ferrovias que terão de ser devolvidos à União porque não têm mais capacidade operacional.
– Esses trechos passarão por um processo de avaliação do custo de indenização da concessionária para o governo e esse recurso pode ser alocado em investimento na malha – declarou Ribeiro.
Os detalhes dos estudos e das propostas só devem ser apresentados após a conclusão dos estudos e do grupo de trabalho sobre a Malha Sul.
O presidente do Sindicato dos Ferroviários do Rio Grande do Sul, João Calegari, diz que o cenário ainda é de muita incerteza quanto ao futuro da ferrovia aqui no Estado. Agora, só está operando o trecho de Cruz Alta-Santa Maria-Rio Grande, com boa parte dos funcionários da Rumo em Santa Maria e nessas outras cidades. Porém, desde a enchente de maio de 2024, seguem bloqueadas as ferrovias que ligam Porto Alegre para Santa Maria, Passo Fundo e Santa Catarina.