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Pelo menos cinco lombadas eletrônicas voltam a ser instaladas em rodovias de Santa Maria e região

Pelo menos cinco lombadas eletrônicas voltam a ser instaladas em rodovias de Santa Maria e região

Os motoristas que passam pelas rodovias federais de Santa Maria e região voltaram a deparar com algumas lombadas eletrônicas, que estão sendo instaladas pela empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Entre os equipamentos já instalados, estão quatro na Faixa de Rosário (BR-158), em frente ao condomínio Arco Verde e perto do trevo do Hospital Regional. Outro já instalado fica na BR-392, na saída para São Sepé, perto do Passo das Tropas.


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Porém, desses aparelhos, só dois foram ligados e estão marcando a velocidade no letreiro eletrônico, em frente ao Arco Verde e perto do Regional – ambas no sentido bairro-Centro. Os demais devem ser ligados em breve, mas as multas por excesso de velocidade só passarão a ser aplicadas após aferição do Inmetro.


Outro ponto que deve receber de novo as lombadas fica na duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria, em frente à Planalto Transportes e ao Case (antiga Febem).


Esses controladores de velocidade haviam sido desligados nas rodovias federais de todo o Rio Grande do Sul em junho do ano passado, porque o contrato antigo encerrou. O Dnit havia informado, no ano passado, que as novas lombadas seriam reinstaladas gradualmente até setembro de 2025.


As lombadas, por terem letreiros luminosos, acabam sendo mais visíveis aos motoristas do que os pardais, muito criticados pelos condutores. Porém, é lamentável que o governo demore tanto tempo para trocar os equipamentos em uma simples troca de contrato. Houve mortes por atropelamento perto desses locais onde havia lombadas, mas que estavam desativadas, nos últimos meses. E fica a dúvida: se os aparelhos estivessem funcionando, essas vidas não teriam sido salvas?


Se o Dnit sabia que o contrato iria encerrar em junho de 2024, por que não fez a licitação bem antes e instalou os equipamentos novos, mais modernos, antes mesmo do término do contrato anterior. Claro que não é fácil trocar centenas de aparelhos de uma vez só, mas se hovuesse uma programação melhor, poderia ser reduzido muito o tempo em que as rodovias ficaram sem os controladores.


Vale sempre lembrar que, mesmo sem redutores, as placas de limite de 50 km/h seguem valendo e precisam ser respeitadas.


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Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

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