Novos dados sobre reciclagem de lixo de Santa Maria e região causam preocupação

Novos dados sobre reciclagem de lixo de Santa Maria e região causam preocupação

Foto: Deni Zolin

Um estudo feito por uma consultoria contratada pela Caixa Econômica Federal apontou um dado alarmante. Só 1,17% de todo o lixo gerado em Santa Maria e outros 31 municípios da região é reciclado. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (11), durante audiência pública, em Santa Maria, para atualização do Plano Intermunicipal da Gestão dos Resíduos Sólidos.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Os dados foram revelados por Paulo Pithon, líder de Projetos de Concessões e PPPs da Caixa Econômica Federal. Segundo ele, 88% dos moradores da região têm coleta geral de todos os resíduos, mas apenas 33% municípios do Centro do Estado têm coleta seletiva. Porém, de todo o lixo seco, somente 1,17% é recuperado e não vai para o aterro.


Pithon lembra que, por outro lado, não existe reciclagem do lixo orgânico, que é a maior parte do volume gerado. Com isso, de todos os resíduos da região, apenas 0,44% é reaproveitado e não vai para aterro sanitário, enquanto a meta para a Região Sul seria reciclar 32% do total.


Segundo ele, em julho, serão concluídos os estudos. Eles ajudarão a embasar o projeto de concessão da coleta, reciclagem e destinação dos resíduos de Santa Maria e das 31 cidades, o que deve ser feito em leilão em 2026 na Bolsa de Valores. A meta é reciclar 50% do lixo da região daqui a 20 anos. O consórcio vencedor terá de construir galpões de reciclagem para as cooperativas receberem e venderem o lixo seco, tentando acabar com carrinhos puxados por pessoas nas ruas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

Com investimento de R$ 35 milhões, primeiro trecho da nova perimetral será concluído em abril; veja próximas etapas da obra Anterior

Com investimento de R$ 35 milhões, primeiro trecho da nova perimetral será concluído em abril; veja próximas etapas da obra

Quarta Colônia aparece como destino turístico da CVC Próximo

Quarta Colônia aparece como destino turístico da CVC

Deni Zolin