
Foto: Deni Zolin
Um estudo feito por uma consultoria contratada pela Caixa Econômica Federal apontou um dado alarmante. Só 1,17% de todo o lixo gerado em Santa Maria e outros 31 municípios da região é reciclado. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (11), durante audiência pública, em Santa Maria, para atualização do Plano Intermunicipal da Gestão dos Resíduos Sólidos.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Os dados foram revelados por Paulo Pithon, líder de Projetos de Concessões e PPPs da Caixa Econômica Federal. Segundo ele, 88% dos moradores da região têm coleta geral de todos os resíduos, mas apenas 33% municípios do Centro do Estado têm coleta seletiva. Porém, de todo o lixo seco, somente 1,17% é recuperado e não vai para o aterro.
Pithon lembra que, por outro lado, não existe reciclagem do lixo orgânico, que é a maior parte do volume gerado. Com isso, de todos os resíduos da região, apenas 0,44% é reaproveitado e não vai para aterro sanitário, enquanto a meta para a Região Sul seria reciclar 32% do total.
Segundo ele, em julho, serão concluídos os estudos. Eles ajudarão a embasar o projeto de concessão da coleta, reciclagem e destinação dos resíduos de Santa Maria e das 31 cidades, o que deve ser feito em leilão em 2026 na Bolsa de Valores. A meta é reciclar 50% do lixo da região daqui a 20 anos. O consórcio vencedor terá de construir galpões de reciclagem para as cooperativas receberem e venderem o lixo seco, tentando acabar com carrinhos puxados por pessoas nas ruas.