Foto Vinicius Machado
Apesar de Santa Maria ter 54% do eleitorado feminino (113 mil mulheres) e 46% masculino (96 mil) nas Eleições 2024, uma parte significativa das mulheres acabou votando em candidatos a vereador do sexo masculino.
Vítima de feminicídio havia pedido medida protetiva contra ex-companheiro há nove dias
Eleições 2024: nova legislatura terá 12 bancadas na Câmara de Vereadores de Santa Maria
Labimed anuncia entrada de novos sócios e reestruturação no comando da empresa
Dos 21 vereadores eleitos em Santa Maria, são só três mulheres. Juntas, elas somaram um total de 9.038 votos, enquanto os 18 homens eleitos totalizaram 42.427 votos. Ou seja, as três vereadoras eleitas receberam só 17,5% do total de 51.465 votos obtidos pelo total dos 21 candidatos que vão assumir uma cadeira na Câmara de Santa Maria em janeiro de 2025.
Um levantamento feito pela coluna, somando voto a voto, aponta uma realidade ainda desfavorável para as mulheres em Santa Maria. Se for levar em conta a votação total dos 256 candidatos, as concorrentes mulheres totalizaram 34,4 mil votos, enquanto os homens receberam 99,1 mil votos. Apesar de as eleitoras corresponderam por 54% do total do eleitorado, as candidatas mulheres receberam cerca de 25% dos votos totais para vereador.
Claro que já houve evolução com a obrigatoriedade de os partidos colocarem 30% de candidatas a concorrer. Porém, é preciso bem mais do que isso. Cada eleitor tem total liberdade para votar em quem desejar. Mas quem quiser mudar essa realidade talvez tenha de defender campanhas para que mulheres votem mais em mulheres.