
Foto: Reprodução
Além da notícia de que a CVC passou a oferecer em seu site e em suas lojas dois pacotes turísticos da Quarta Colônia, para clientes de todo o Brasil, a Globoplay lançou o documentário Dinos do Brasil, que tem quase todo o episódio 5 falando das descobertas aqui da nossa região, com o título: “Santa Maria, berço dos dinossauros do mundo”.
- Assista aqui ao documentário (aberto só para assinantes da Globoplay)
- Taxista é preso em flagrante após crime de homofobia no centro de Santa Maria
No documentário, os pesquisadores do Centro de Apoio à Pesquisa Palentológica (Cappa) da UFSM Rodrigo Temp Müller e Leonardo Kerber, além de vários mestrandos e doutorandos da UFSM, mostraram sítios de São João do Polêsine, Faxinal do Soturno e Agudo onde foram achados os dinossauros mais antigos da Terra, além de explicar os trabalhos de escavação e de pesquisa.
O documentário mostrou ainda que um fóssil daqui foi capa da Nature. O programa foi dedicado ao paleontólogo Sergio Cabreira, que deu entrevista e faleceu em 2024.
Mas por que o episódio leva o nome de Santa Maria?É porque esses fósseis foram achados na formação rochosa Santa Maria, com solo de 232 milhões de anos e que se estende da Mata até Candelária, passando por Santa Maria e a Quarta Colônia. Por isso, a região é considerada o berço dos primeiros dinossauros. Inclusive, vale lembrar que um deles, o Staurikosaurus pricei, foi encontrado no sítio da Alemoa, que fica no Cerrito, pertinho do Trevo do Castelinho.
Ou seja, nós, santa-marienses e moradores da região, estamos vivendo e pisando no local que foi o berço dos dinossauros. Além da Globo Play, o documentário será exibido este ano no canal Futura.
Segundo Müller, além dos fósseis de dinossauros de Santa Maria, há outros da Argentina e da África que estão entre os mais antigos do mundo. Aqui na região, também há fósseis ainda mais antigos, de outros animais e de antecessores de dinos.