Foto Beto Albert
A segunda-feira (23) teve um dia cinzento em Santa Maria por conta não só de nuvens, mas também da presença de muita fumaça das queimadas do Centro-Oeste e da Amazônia, que foram trazidas pelas correntes de vento para o Sul do país.
Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, os novos focos de queimadas no centro do país trouxeram essa fumaça, com materiais particulados, desde o sábado passado aqui para a região. Porém, elas se intensificaram nesta segunda.
- Corpo com marcas de tiro é encontrado às margens da Estrada do Perau
- "Ele tem caráter agressivo, especialmente com mulheres", afirma delegado responsável por prisão de autor confesso de feminicídio em São Pedro do Sul
- Goleiro revelado pelo Novo Horizonte é destaque no futebol europeu
Durante o dia, houve rajadas de vento de até 66 km/h em Santa Maria, pois no final da manhã uma parte da frente fria passou pela cidade. No Centro, parecia que iria chover forte, mas as nuvens só provocaram uma breve garoa e seguiram em direção a Santa Cruz do Sul. A chuva forte foi concentrada mais na Metade Sul na segunda-feira, inclusive com temporais e granizo em algumas cidades.
De acordo com Verardo, a previsão é que as cinzas permaneçam sobre Santa Maria e região pelo menos até esta quarta (25), quando há previsão de chuva, entre a noite de quarta e a quinta-feira aqui na cidade.
Já mais ao Sul, em cidades como São Sepé e Caçapava do Sul, além do restante do Sul do Estado, segue a previsão de mais chuva nesta terça (24) e quarta (25), inclusive com risco de temporais em algumas cidades.