Fumaça das queimadas, que deixou sol alaranjado, deve seguir até quarta-feira na região

Fumaça das queimadas, que deixou sol alaranjado, deve seguir até quarta-feira na região

Foto Beto Albert

A segunda-feira (23) teve um dia cinzento em Santa Maria por conta não só de nuvens, mas também da presença de muita fumaça das queimadas do Centro-Oeste e da Amazônia, que foram trazidas pelas correntes de vento para o Sul do país.

 

Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, os novos focos de queimadas no centro do país trouxeram essa fumaça, com materiais particulados, desde o sábado passado aqui para a região. Porém, elas se intensificaram nesta segunda.



Durante o dia, houve rajadas de vento de até 66 km/h em Santa Maria, pois no final da manhã uma parte da frente fria passou pela cidade. No Centro, parecia que iria chover forte, mas as nuvens só provocaram uma breve garoa e seguiram em direção a Santa Cruz do Sul. A chuva forte foi concentrada mais na Metade Sul na segunda-feira, inclusive com temporais e granizo em algumas cidades.

 
De acordo com Verardo, a previsão é que as cinzas permaneçam sobre Santa Maria e região pelo menos até esta quarta (25), quando há previsão de chuva, entre a noite de quarta e a quinta-feira aqui na cidade.

 
Já mais ao Sul, em cidades como São Sepé e Caçapava do Sul, além do restante do Sul do Estado, segue a previsão de mais chuva nesta terça (24) e quarta (25), inclusive com risco de temporais em algumas cidades.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

38% não tinham conhecimento prévio da área ao abrir seu negócio, aponta pesquisa Anterior

38% não tinham conhecimento prévio da área ao abrir seu negócio, aponta pesquisa

Medições já iniciaram, e máquinas devem começar duplicação da BR-392; veja os prazos prometidos Próximo

Medições já iniciaram, e máquinas devem começar duplicação da BR-392; veja os prazos prometidos

Deni Zolin