
Foto: Beto Albert
Depois de sofrer um baque com a falência da Expresso São Pedro, na sexta-feira (28), e o fim das linhas de ônibus para Santa Maria e outras cidades, os moradores de São Pedro do Sul devem enfrentar outro problema nos próximos dias. Até este final de semana, a estação rodoviária da cidade fechará as portas em definitivo.
Segundo a direção, a empresa opera com prejuízo há bastante tempo e, na semana passada, demitiu quatro dos cinco funcionários. Nesta semana, acabará encerrando o contrato com a funcionária que restou e fechará de vez. Depois disso, a Estação Rodoviária de São Pedro do Sul ainda permitirá que ônibus de empresas como Planalto sigam estacionando nos boxes, para embarque e desembarque, enquanto a prefeitura ou o Daer não encontrarem uma alternativa.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
É preocupante um país que deixa o transporte público abandonado há décadas, pois isso impacta nas pessoas mais pobres, que não têm carros ou motos. O desleixo é gigante, pois não há isenção de impostos sobre ônibus, óleo diesel ou qualquer insumo para o transporte coletivo dentro das cidades e entre elas. Foi dada, no passado, isenção do IPI para carros e motos, enchendo as ruas, causando mais mortes e feridos, mais poluição e um caos no trânsito. Mas esse mesmos governos depois vêm com discursos populistas em prol do trabalhador e do meio ambiente – só para enganar os que não conhecem a realidade ou aqueles que se deixam ser enganados.