Esta segunda-feira é o último dia para se inscrever no vestibular 2025 e no PSS da UFSM; veja como

Esta segunda-feira é o último dia para se inscrever no vestibular 2025 e no PSS da UFSM; veja como

Foto Nathália Schneider, 14/01/24

Quem sonha em conquistar uma das 1.915 vagas do Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria de 2025 e ainda não se inscreveu tem até as 23h59min desta segunda-feira (2) para fazer a inscrição. É o último dia para escolher o curso em que quer concorrer e se inscrever pelo Portal do Candidato tanto para o vestibular quanto para o Processo Seletivo Seriado, que são as provas nos três anos do Ensino Médio.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 

São ofertadas 1.536 vagas para os cursos lotados no campus sede de Santa Maria, 126 vagas para os cursos do campus de Cachoeira do Sul,120 para Frederico Westphalen e 133 vagas para Palmeira das Missões, distribuídas de acordo com a relação de cursos, vagas e turnos contidos no Manual do Vestibular UFSM 2025, totalizando 1.915 vagas.

Até quinta passada (28), a UFSM havia recebido aproximadamente 20 mil pré-inscrições entre os dois processos (Vestibular e PSS), parte delas ainda faltava o pagamento para confirmar a inscrição. A universidade não divulgou uma prévia dos cursos mais concorridos.

Para ter acesso ao sistema de inscrição, é preciso ter conta cadastrada no sistema de login único do governo federal (Portal Gov.br). Quem não conseguiu obter isenção da taxa, cujo prazo de solicitação terminou em outubro, precisa, além de preencher a inscrição, pagar a taxa de R$ 80 até amanhã em qualquer agência bancária ou via PIX.

O Vestibular UFSM 2025 será no dia 11 de janeiro, à tarde, e no dia 12, manhã e tarde, em Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, além de Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). A seleção terá prova com 120 questões de múltipla escolha e uma prova de Redação, contemplando habilidades das diferentes áreas.

Processo Seriado

Para participar do PSS, o candidato deve fazer inscrição obrigatória, consecutiva e anualmente na prova correspondente ao ano letivo em que está matriculado no Ensino Médio, sendo a 1ª etapa para quem está regularmente matriculado no 1º ano do Ensino Médio; a 2ª para o candidato que participou integralmente da Prova do PSS1 e está regularmente matriculado no 2º ano do Ensino Médio; e a 3ª etapa para quem participou integralmente da Prova do PSS2 e está regularmente matriculado no 3º ano do Ensino Médio.

A prova para os candidatos inscritos no Processo Seletivo Seriado 1 (PSS1) será realizada no dia 11 de janeiro de 2025, das 13h30min às 16h30min, e a prova para os candidatos inscritos no Processo Seletivo Seriado 2 (PSS2) será em 12 de janeiro, das 8h às 11h, em Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Frederico Westphalen, Palmeira da Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Pelotas e Uruguaiana.

Tanto o PSS1 quanto o PSS2 terão provas com 40 questões de múltipla escolha cada, referentes ao respectivos anos do Ensino Médio. A prova do PSS3 será realizada nos anos subsequentes. O Processo Seletivo Seriado finaliza somente quando o candidato realizar a Prova Seletiva 3 e a prova de Redação.

A inscrição para deverá ser realizada no site do Processo Seriado até as 23h59min desta segunda-feira (2). Também é necessário ter conta no sistema de login único do governo federal (Portal Gov.br) e pagar a taxa de R$ 60 até esta terça.

SiSU/Enem

Outra forma de ingresso nos cursos de graduação da UFSM em 2025 será via SiSU/Enem, que teve provas em novembro. A previsão de divulgação do resultado é para 13 de janeiro. O SiSU 2025 utilizará as notas do Enem 2024. A UFSM orienta os estudantes a aguardar a publicação do Termo de Adesão UFSM/MEC do SiSU 2025 no final do ano de 2024, em ufsm.br/sisu.

Inscrições ao vestibular 2025

Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

Trecho de rua de acesso à sede campestre do Dores começa a ser duplicado Anterior

Trecho de rua de acesso à sede campestre do Dores começa a ser duplicado

Último viaduto do Trevo da Uglione começa a ser montado: veja como ficará o trânsito depois de pronto Próximo

Último viaduto do Trevo da Uglione começa a ser montado: veja como ficará o trânsito depois de pronto

Deni Zolin