A morte de duas crianças, na faixa de 4 a 7 anos, acendeu o sinal de alerta da Vigilância Epidemiológica de Santa Maria. Os óbitos, ocorridos nesta semana, em uma creche privada e em uma escola municipal, são por suspeita de meningite. Segundo o secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, está sendo feita uma investigação completa do caso, para saber como foi o tratamento, além dos detalhes clínicos, para averiguar a situação e definir que novas medidas poderão ser tomadas. Ribas diz que o diagnóstico clínico apontou para meningite, mas que a secretaria agora aguarda o resultado de exames e contraprovas para ter certeza de que é meningite bacteriana ou não. Além disso, há um caso suspeito de uma mulher, que está internada no Pronto-Atendimento do Patronato.
Dnit libera tráfego em pista simples sobre novo viaduto da rotatória do Trevo da Uglione
Mesmo antes da confirmação oficial, já foram tomadas medidas para tentar evitar uma possível contaminação. Na creche particular, que não teve o nome divulgado, as aulas foram suspensas para realizar uma higienização do ambiente. Já na escola municipal, Ribas ainda não tinha a informação, neste momento, se as aulas foram canceladas. Nesse colégio, a vítima foi um menino do 2º ano do Ensino Fundamental, que teria 7 anos.
O secretário afirmou que a Vigilância esteve nas duas escolas dando orientações para os professores e está dando a assistência necessária. Será entregue uma cartilha com mais orientações.
Sintomas
Segundo o secretário, nos dois casos, os meninos tiveram sintomas de febre e dor de cabeça intensa e foram hospitalizados, mas não resistiram. Diante do diagnóstico clínico de possível meningite, para o qual estavam sendo tratados, Ribas alerta para que a população procure atendimento médico se perceber que uma criança ou adulto tenha febre alta e dor de cabeça, ou também os seguintes sintomas: rigidez no pescoço, sensibilidade à luz, vômito e manchas na pele.
Transmissão
Questionada sobre as formas de transmissão, a Vigilância do município respondeu:
"Não temos tipo mais ou menos contagioso. As meningites são contagiosas e é por isso a necessidade dos cuidados como higiene de mãos, ambientes ventilados e limpos, evitar tocar os olhos, mão, nariz. Existem meningites por bactérias, virais, fúngicas, ambas contagiosas."