Na segunda-feira (30), os donos de supermercados terão assembleia em Santa Maria para decidir as regras da próxima convenção coletiva do setor, em que decidirão se os mercados seguirão abrindo só em feriados ou se poderão funcionar também em domingos. A proposta enviada pelo Sindicato dos Comerciários prevê a manutenção de um calendário de abertura somente em feriados, como tem sido nos últimos 17 anos na cidade. A tendência é manter a proibição do uso de mão de obra aos domingos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Sindigêneros, que representa os donos de mercados, prefere não falar antes da assembleia. Segundo a coluna apurou, o setor está preocupado com a alta rotatividade de trabalhadores e, por isso, não pretende aprovar uma abertura aos domingos pelo temor de perder ainda mais funcionários. Um dono de supermercado afirmou que alguns trabalhadores já teriam optado por migrar para trabalhar na construção civil porque a convenção desse setor passou a prever jornada somente de segunda a sexta, não trabalhando nem mais aos sábados.
O dono de uma rede, que tem sede fora de Santa Maria, afirmou que dos 3 mil funcionários, tem uma rotatividade de 60% em um ano. Ou seja, tem de contratar quase 2 mil funcionários por ano para manter o mesmo quadro.