
Iniciadas em janeiro de 2022, as obras para a construção da passagem inferior da Urlândia finalmente tiveram as quatro pistas sobre a BR-287 liberadas esta semana, acabando com os longos congestionamentos no local, que tiravam a paciência dos motoristas. Foram mais de três anos de transtornos e dor de cabeça para os condutores e moradores do entorno. Por vários momentos, a obra ficou praticamente parada. Durante esse período, até um carro chegou a cair dentro da cratera aberta para construir o túnel por baixo da rodovia.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O congestionamento havia se agravado porque, em função da obra de duplicação, foi preciso modificar a entrada e saída de veículos do Bairro Urlândia, perto da passarela, incluindo a instalação de lombadas. Com isso, nos horários de pico, os congestionamentos provocavam longas filas.
Agora, o consórcio responsável pelo lote 2 da duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria vai finalizar a sinalização e os acabamentos, seguindo depois com a conclusão do túnel embaixo da rodovia, que vai ligar a Rua Orlando Fração com o Bairro Urlândia. A previsão é que esse túnel seja concluído e liberado ao trânsito nos próximos meses.
O que falta
É lamentável e absurdo que uma obra como essa leve três anos para ficar pronta, até porque, lá em 2014, o prazo prometido pelo governo federal era duplicar os 14,5 km de toda a Travessia Urbana em três anos. Atualmente, já são mais de 10 anos de obras e, apesar de o prazo oficial seria concluir a duplicação até junho deste ano, os trabalhos devem ficar prontos só no segundo semestre. É que falta concluir as partes inferiores do acesso à Urlândia e à Rua Capitão Vasco da Cunha, a passarela do Bairro São João e a trincheira e o último viaduto do Trevo da Uglione. Esse é, atualmente, o principal e último gargalo dos 14,5 km da duplicação da Travessia Urbana.