Depois de três anos, chega ao fim a tranqueira perto da passarela da Urlândia

Depois de três anos, chega ao fim a tranqueira perto da passarela da Urlândia

Iniciadas em janeiro de 2022, as obras para a construção da passagem inferior da Urlândia finalmente tiveram as quatro pistas sobre a BR-287 liberadas esta semana, acabando com os longos congestionamentos no local, que tiravam a paciência dos motoristas. Foram mais de três anos de transtornos e dor de cabeça para os condutores e moradores do entorno. Por vários momentos, a obra ficou praticamente parada. Durante esse período, até um carro chegou a cair dentro da cratera aberta para construir o túnel por baixo da rodovia.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O congestionamento havia se agravado porque, em função da obra de duplicação, foi preciso modificar a entrada e saída de veículos do Bairro Urlândia, perto da passarela, incluindo a instalação de lombadas. Com isso, nos horários de pico, os congestionamentos provocavam longas filas.


Agora, o consórcio responsável pelo lote 2 da duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria vai finalizar a sinalização e os acabamentos, seguindo depois com a conclusão do túnel embaixo da rodovia, que vai ligar a Rua Orlando Fração com o Bairro Urlândia. A previsão é que esse túnel seja concluído e liberado ao trânsito nos próximos meses.


O que falta

É lamentável e absurdo que uma obra como essa leve três anos para ficar pronta, até porque, lá em 2014, o prazo prometido pelo governo federal era duplicar os 14,5 km de toda a Travessia Urbana em três anos. Atualmente, já são mais de 10 anos de obras e, apesar de o prazo oficial seria concluir a duplicação até junho deste ano, os trabalhos devem ficar prontos só no segundo semestre. É que falta concluir as partes inferiores do acesso à Urlândia e à Rua Capitão Vasco da Cunha, a passarela do Bairro São João e a trincheira e o último viaduto do Trevo da Uglione. Esse é, atualmente, o principal e último gargalo dos 14,5 km da duplicação da Travessia Urbana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

Sobe para 124 o número de mortes em tragédia em boate na República Dominicana Anterior

Sobe para 124 o número de mortes em tragédia em boate na República Dominicana

Cartório de Registro de Veículos volta a funcionar normalmente Próximo

Cartório de Registro de Veículos volta a funcionar normalmente

Deni Zolin