
Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)
Apesar de ainda não dar mais detalhes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou que foram liberadas verbas para permitir a retomada das obras de recuperação da BR-158, entre Santa Maria e Júlio de Castilhos.
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Segundo a coluna apurou, serão pagos valores atrasados, o que permitirá que, provavelmente no início de julho, sejam retomados os serviços de retirada de asfalto velho e colocação de uma camada nova nos trechos em condições precárias da rodovia.
O problema é que, devido à falta de verbas, nos primeiros seis meses do ano, essa recuperação da rodovia ficou parada, sendo mantidos apenas os tapa-buracos emergenciais, que mantêm a pista ainda com mais ondulações e deformidades.
Com isso, agora que estamos no auge do transporte da safra de grãos, motoristas de carretas e demais veículos sofrem com as péssimas condições da rodovia, que é um dos principais eixos de exportação de grãos para o Porto de Rio Grande.
É lamentável uma estrada tão importante estar nessas condições.
Deslizamento recente reforça importância das obras
Um trecho da BR-158, entre Santa Maria e Itaara, teve um novo deslizamento de pedras nas chuvas de maio. Por sorte, não houve bloqueio total da rodovia, como ocorreu em setembro de 2023 e maio de 2024.
No local, foram colocadas barreiras improvisadas até o conserto definitivo. Mas essa queda de pedras é mais um sinal da importância de o Dnit investir R$ 226 milhões para as obras de contenção das encostas. É preciso prevenir, pois é muito grande o prejuízo de ficar com a BR-158 bloqueada por semanas, como ocorreu em 2024. Ainda mais agora que até a Estrada do Perau está interditada.
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