
Foto: Renan Mattos (Arquivo/Diário)
Desde novembro de 2019, o Centro Desportivo Municipal (CDM) não recebe mais a principal feira comercial e industrial de Santa Maria, a Feisma, mas o evento está nos planos de ser retomado. A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) está em tratativas com a prefeitura para firmar um convênio e definir como a feira poderá ser realizada novamente. Porém, o presidente da entidade, Andrei de Lacerda Nunes, admite que será difícil realizar o evento ainda em 2025.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo Nunes, o alvará do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), que ainda falta ser dado pelos bombeiros ao CDM, não é mais empecilho para realizar o evento. O presidente da Cacism diz que verificou que as obras de adequação do prédio, feitas pela prefeitura, estão praticamente prontas. A princípio, essa aprovação poderia ocorrer a tempo de realizar a Feisma. Porém, há várias outras questões que precisam ser resolvidas antes de lançar e começar a comercializar os estandes do evento.
– Sobre a feira, está sendo tratada a elaboração do convênio com a prefeitura. Para realizar a feira, a gente precisa do convênio, de comum acordo. Mas estou otimista, pois o diálogo está evoluindo bastante – disse.
Como geralmente a Feisma era lançada em março ou abril para ser realizada em novembro, dificilmente haverá tempo hábil de fazer a próxima edição em novembro de 2025. Nunes acredita que o mais provável é que a feira seja lançada ainda este ano para ocorrer em maio de 2026, na semana do aniversário de Santa Maria.
Sobre o PPCI do Centro Desportivo Municipal, a prefeitura tem realizado reformas para obtê-lo. Por meio de nota, o Executivo municipal respondeu o seguinte: “Até o momento, não foi solicitado o PPCI do CDM porque se aguarda a conclusão da reforma do Ginásio B, prevista para abril. Após é que será pedida a vistoria dos Bombeiros para a emissão de alvará.O PPCI do Ginásio A já pode ser solicitado separadamente. Tanto que a empresa está providenciando essa solicitação junto aos Bombeiros. Já os demais ginásios precisamos aguardar a conclusão da reforma do B, pois estão interligados.”
Leia mais:
- Decimo fala em Calourada seguir na Gare; UFSM fará enquete para definir tipo de festa
- Rota vai recorrer de liminar que mandou suspender cobrança de pedágio para moradores de Palma
- Estação Rodoviária de Santiago vai fechar as portas em abril