Além de R$ 226 milhões para encostas, governo irá investir R$ 60 milhões para elevar ponte em três metros

Além das obras de contenção de 25 encostas das BRs 158 e 287, em Santa Maria, Itaara, São Pedro do Sul, Jaguari e Santiago, ao custo de impressionantes R$ 226 milhões, previstas para iniciar em breve, o governo federal investirá mais R$ 60 milhões em outra obra emergencial por conta da enchente de maio.

Será a elevação do nível da ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, em 3 metros e 10cm – poderá chegar a 3m50cm, a depender da conclusão dos estudos. Isso mesmo: como a água passou por cima da ponte, que por milagre não foi levada pela forte correnteza do Rio Jacuí, o Dnit decidiu elevar a altura dela, das pontes menores da várzea e também das pistas de acesso à ponte do Fandango – na época, o asfalto e parte do aterro foram arrancados e a BR-153 ficou com crateras lunares.


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As obras começaram em novembro passado e devem ficar prontas só no primeiro semestre de 2026. Agora, estão sendo feitas as fundações. Por enquanto, o tráfego segue liberado para veículos de 18 toneladas e pedestres sobre a ponte do Fandango, em sistema de pare e siga. Já de setembro de 2025 a janeiro de 2026, o Dnit avisou à prefeitura de Cachoeira do Sul que será preciso bloquear totalmente o tráfego, para retirada de toda a estrutura metálica da ponte do Fandango. 

A travessia deve ser feita por balsa, mas não foi informado se o Dnit vai bancar o custo ou não. A partir de fevereiro de 2026, o trânsito deve ser liberado com a estrutura já sobre os novos pilares, que serão pelo menos 3m10cm mais altos do que o nível atual.

É impressionante como a ponte resistiu à enchente, e também era algo inimaginável no passado que um estrutura dessas teria de ser elevada, precisando elevar também a rodovia.

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Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

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