Novo impasse estaria barrando parte dos projetos de usinas solares

Novo impasse estaria barrando parte dos projetos de usinas solares

Foto Divulgação

O setor de geração de energia solar, que já sofreu um baque na venda de sistemas fotovoltaicos após o início da cobrança do imposto, agora tem outro complicador. As concessionárias de energia em todo o país estariam negando a aprovação e instalação de parte das novas usinas solares em casas e empresas. Uma empresa que vende sistemas fotovoltaicos em Santa Maria confirmou que, nas últimas semanas, teve dois pedidos de instalação negados pela RGE. Esses projetos foram reprovados no processo que analisa possíveis riscos à rede de bairro em que já haveria uma grande quantidade de usinas solares, onde a geração de energia solar seria muito elevada e poderia provocar danos à rede – é a chamada análise de inversão de fluxo. Em um desses pedidos, a instaladora até conseguiu reverter a decisão e pôde instalar a usina.

Rede vai abrir mais quatro farmácias e gerar 60 novos empregos até dezembro em Santa Maria; veja como concorrer
VÍDEO: após roubo de celular, jovem foragido do presídio é perseguido e preso por policiais militares no centro de Santa Maria

Opinião: as controvérsias da vacinação


 Segundo o site Canal Solar, a Resolução Normativa 1.098, de 23 de julho de 2024, da Aneel, definiu três casos em que as usinas fotovoltaicas podem ser instaladas sem a necessidade de avaliação de impacto para as redes de energia das distribuidoras. Uma delas prevê que novas usinas com potência igual ou inferior a 7,5 quilowatts (Kw) não precisariam passar por essa análise de risco. A resolução traz condições e regras, mas em resumo, isenta essas usinas menores da chamada análise de inversão de fluxo. A queixa, segundo o site Canal Solar e essa empresa de Santa Maria, é que está havendo dificuldade em aprovar projetos de usinas menores do que 7,5 Kw. Outro problema estaria em dificuldades burocráticas no preenchimento dos formulários das concessionárias para pedir a instalação de usinas solares.


A RGE informou que “a análise dos pedidos de geração distribuída está em pleno funcionamento, sem bloqueios. Todas as solicitações são rigorosamente avaliadas, e emitimos pareceres com alternativas de conexão à rede elétrica, em conformidade com a regulamentação vigente - incluindo a REN 1.000/2021, que estabelece os procedimentos e critérios para a integração de sistemas de geração distribuída.”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

Exército começará a montar segunda ponte móvel da RSC-287 no final de semana Anterior

Exército começará a montar segunda ponte móvel da RSC-287 no final de semana

Litro da gasolina varia até R$ 1,36 na região: veja os preços em 16 cidades Próximo

Litro da gasolina varia até R$ 1,36 na região: veja os preços em 16 cidades

Deni Zolin