Hotel Ibis será construído em Santa Maria e quartos serão colocados à venda na cidade; entenda

Hotel Ibis será construído em Santa Maria e quartos serão colocados à venda na cidade; entenda

Foto: Divulgação

Com investimento de R$ 40 milhões, Santa Maria vai ganhar um hotel Ibis Plaza, bandeira da multinacional francesa Accor Hotéis. Ele será construído na Rua General Neto, logo após a Travessa Cassel (perto da rua que vai para o Fórum), e vai gerar 25 empregos diretos e 150 indiretos para o funcionamento do hotel.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Segundo a proprietária do grupo Atta Incorporadora, Thalita Carvalho, que faz o projeto de prospecção para lançamento do empreendimento, o modelo de negócios prevê a venda de 100 a 120 apartamentos do hotel.


Foto: Deni Zolin


No dia 26 de novembro, haverá o lançamento para as imobiliárias de Santa Maria, e qualquer pessoa poderá comprar uma unidade, recebendo depois uma receita mensal a partir dos valores não só das diárias de hospedagem, mas do consumo do restaurantes e de aluguéis para eventos – o lucro será rateado entre os donos, independentemente se um quarto teve mais diários do que outro no mês. 

Ela esclarece que cada apartamento do hotel será vendido para um só cliente, que terá matrícula individual registrada em cartório. Não é uma venda no sistema de cotas, como fazem outras redes hoteleiras.

O terreno, que fica na General Neto, foi negociado pela Cancian Imóveis, que também terá os apartamentos do hotel à venda, junto com outras imobiliárias.

A incorporadora Atta está em negociações com três construtoras de Santa Maria para definir qual irá construir o prédio, que terá inicialmente cinco andares e 100 apartamentos. Dependendo das vendas, será erguido um sexto andar, com mais 20 unidades. Todas serão iguais.

Thalita lembra que a obra será feita no formato de condomínio a preço de custo. Se todos os apartamentos forem vendidos este ano, a previsão é iniciar a obra no segundo semestre de 2025, depois que for formado um fundo de caixa. A obra deve levar dois anos, gerando 40 empregos diretos e 100 indiretos.


A previsão de abertura do Ibis Plaza (da bandeira vermelha) é de 30 a 36 meses após o início da obra, já que depois do prédio ficar pronto, há um prazo para mobiliá-lo e treinar os funcionários. Segundo Thalita, o contrato com a rede Ibis será de 12 anos, podendo ser renovado ou não por mais 12 anos. 

Após a primeira etapa do contrato, os donos dos apartamentos podem definir se querem fechar acordo com outra rede, por exemplo.


Outro hotel da rede Ibis nos mesmos moldes será lançado no dia 27 de novembro em Santa Cruz do Sul.

Rede hoteleira com números gigantescos

O grupo francês Accor tem números impressionantes. Administra 5,7 mil hotéis de 45 marcas diferentes em mais de 110 países. Neles, são 802 mil quartos de hospedagem. A rede tem também 10 mil restaurantes e um total de 330 mil funcionários. O faturamento anual é de 6,2 bilhões de euros (R$ 38 bilhões).

 
No Brasil, o grupo está há 45 anos e tem mais de 400 hotéis, sendo a maior rede hoteleira do país, presente em todos os Estados e no Distrito Federal. Só aqui no Brasil, são 50 mil apartamentos e mais 15 mil sendo construídos pela rede.

Leia mais


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

Pesquisa revela os resultados da escola em tempo integral Anterior

Pesquisa revela os resultados da escola em tempo integral

Secretário rebate críticas sobre licitação do transporte coletivo, que terá audiência na próxima semana Próximo

Secretário rebate críticas sobre licitação do transporte coletivo, que terá audiência na próxima semana

Deni Zolin