Estado vai contratar três estações para medir a qualidade do ar; uma será em Santa Maria

Estado vai contratar três estações para medir a qualidade do ar; uma será em Santa Maria

Cassiano Cavalheiro, Fepam, Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) vão contratar três novas estações que irão realizar a medição diária da qualidade do ar no Rio Grande do Sul. O edital já está disponível. A data de abertura do pregão será no dia 13 de março, às 9h. Havendo um vencedor entre os interessados, é aberto prazo para recursos. Após a assinatura de contrato, a empresa terá até quatro meses para instalar e começar a operar nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria.


Vítimas de acidente fatal entre dois carros BR-290 devem ser sepultadas nesta terça em Rosário do Sul

 
A ampliação da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar faz parte das estratégias do Proclima2050 de adaptação, mitigação e resiliência às mudanças climáticas. O contrato com o serviço especializado de Monitoramento Automático da Qualidade do Ar para o fornecimento de dados prevê a duração de quatro anos.

 
As novas estações vão produzir boletins diários dos poluentes atmosféricos ozônio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e material particulado (PI-2,5 e PI-10), além dos parâmetros meteorológicos temperatura, pressão, umidade relativa, radiação e velocidade e direção do vento.

 
Além do projeto que prevê as três novas estações, também tramita na Fepam a contratação de uma unidade móvel de monitoramento de qualidade do ar, que poderá ser deslocada para diferentes pontos do Estado.

Rede Ar do Sul

A Fepam, órgão licenciador vinculado à Sema, mantém a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (Rede Ar do Sul), atualmente composta por nove estações em operação no Estado, em regiões com intensa operação industrial.
Integram a rede duas estações da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas e Esteio; uma estação da General Motors do Brasil (GM), em Gravataí; uma estação da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba; uma estação da Braskem, em Triunfo; três estações da Âmbar Energia em Candiota; e uma estação temporária em Porto Alegre, que começou a operar em novembro de 2024 no bairro Menino Deus.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

Diácono: ainda sem resposta do Vaticano Anterior

Diácono: ainda sem resposta do Vaticano

Papa Francisco tem piora no estado de saúde nesta segunda-feira: veja detalhes no boletim do Vaticano Próximo

Papa Francisco tem piora no estado de saúde nesta segunda-feira: veja detalhes no boletim do Vaticano

Deni Zolin