Foto: Divulgação
O Estado e a Rota de Santa Maria confirmaram o local de instalação da primeira balança da RSC-287, que vai adotar um sistema mais moderno, pesando os veículos em movimento. Ela será no km 88, no interior de Venâncio Aires.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Esse trecho fica a 2 km do pedágio de Venâncio, em direção a Santa Cruz. Será um pórtico com câmeras que vão ler as placas dos veículos, além sensores de pressão na pista. Eles farão a pesagem enquanto caminhões, ônibus e carretas trafegarem normalmente pelo trecho.
A Rota deverá apresentar um plano de trabalho detalhado em até 30 dias, com previsão de início da operação. O Estado autorizou a Rota a adotar essa tecnologia de forma experimental por dois anos. As vantagens: reduz o tempo de viagem dos caminhoneiros, o consumo de diesel e a poluição, além de fiscalizar todos os veículos 24 horas por dia. Com balança normal, isso não ocorreria.
Bloqueios totais
A Rota dará início às detonações de rochas na RSC-287 em Santa Cruz do Sul, no km 101(perto ao trevo de acesso a Avenida Melvin Jones, que é o 2º trevo da cidade de quem vai de Santa Maria), para duplicar a rodovia. Será às terças e quintas, das 13h às 14h30min, pelas próximas semanas, com a necessidade de bloqueio total do tráfego na região.
A Rota divulgará o desvio, que deve ser por dentro de Santa Cruz. Dúvidas 24h com a Rota pelo 0800-1000-287.
Leia mais:
- RSC-287 terá bloqueios totais para detonação de rochas
- RSC-287 terá balanças que pesarão caminhões e ônibus em movimento
- Com programação aberta ao público, exposição do Museu Itinerante da PUCRS estará em Santa Maria