
Foto Divulgação
Um pórtico com câmeras vai ler a placa dos veículos, enquanto sensores instalados no asfalto vão medir o peso dos veículos em movimento.
A Rota de Santa Maria começou a construir a balança de pesagem de caminhões, carretas e ônibus na RSC-287. Prevista no contrato de concessão para inibir casos de excesso de peso, ela ajudará a aumentar a durabilidade do asfalto e pode prevenir acidentes provocados por veículos com excesso de peso, que podem perder o controle em curvas ou não conseguir frear a tempo. Essa balança vai adotar um sistema mais moderno, pesando os veículos em movimento. Ela começou a ser construída no km 88, no interior de Venâncio Aires. Esse trecho fica a 2 km do pedágio de Venâncio, em direção a Santa Cruz do Sul.
Polícia Civil vai investigar a morte de estudante da UFSM por afogamento em Salto do Jacuí
Saque-aniversário do FGTS mudou para metade de março; tire suas dúvidas
A balança será composta por sensores de pressão na pista e um pórtico com câmeras que vão ler as placas dos veículos. Eles farão a pesagem enquanto caminhões, ônibus e carretas trafegarem normalmente pelo trecho. Os demais veículos também poderão passar normalmente pelo local, sem alteração no tráfego. Se algum caminhão for flagrado com excesso de peso, além de multa, terá de remover parte da carga para seguir viagem.

O Estado autorizou a Rota a adotar essa tecnologia de forma experimental por dois anos. As vantagens: reduz o tempo de viagem dos caminhoneiros, o consumo de diesel e a poluição, além de fiscalizar todos os veículos 24 horas por dia. Com balança normal, isso não ocorreria, pois nelas é preciso entrar em uma pista lateral e parar para fazer a pesagem, o que depende também de equipes para fazer a conferência.
Questionada sobre qual a data prevista para início da operação da balança, a Rota não respondeu até o fechamento desta reportagem. Também está prevista a instalação de outro ponto de pesagem da rodovia, mas o local ainda não foi definido.
Já a obra da ponte do Arroio Grande, prometida para iniciar em novembro passado e ser concluída no 1º trimestre de 2025, ainda não começou.