Agora é oficial: asfaltamento de trecho da Estrada de Santa Flora vai começar este mês

Agora é oficial: asfaltamento de trecho da Estrada de Santa Flora vai começar este mês

Foto Nathália Schneider, BD, 26/08/2024

Uma obra esperada há décadas pelos moradores de Santa Flora vai começar agora em junho, possivelmente já na semana que vem, se não chover. A Secretaria de Transportes e Logística do Estado confirmou que, na próxima segunda-feira, às 11h15min, na sede da pasta, em Porto Alegre, será assinado o contrato para o repasse de R$ 4,58 milhões em ICMS de oito empresas para bancar o asfaltamento do primeiro trecho de 1 quilômetro da VRS-505, a estrada que liga a BR-392 até a sede do Distrito de Santa Flora, que tem grande produção de arroz, soja e gado, além da indústria de arroz Marzari. A obra vai iniciar a 20 metros do entroncamento com a BR-392, pois será deixado o espaço para um futuro trevo no local.

 

Desvio sobre o Rio Toropi terá bloqueio total nesta quinta-feira; confira horários

Segundo trecho de estrada para Vale Vêneto começa a ser asfaltado


A obra será feita por meio do Programa de Incentivo de Acesso Asfáltico (PIAA), em que empresas podem destinar parte do ICMS para construções de trevos ou pavimentação de rodovias que acabem beneficiando elas próprias e a comunidade. Para a estrada de Santa Flora, oito empresas doaram o imposto para bancar esse asfaltamento. Uma delas é a própria Marzari Alimentos, uma das maiores indústrias de Santa Maria e que envia seu arroz para vários Estados. Por isso, assim como os moradores de Santa Flora, a empresa sofre com as condições da estrada, que tem 17 km de chão batido.

 
A empresa FZ Construções, de Santa Maria, pretende iniciar a obra de asfaltamento na semana que vem, se o tempo colaborar. O trabalho, que deve contar com 20 a 30 operários, conforme o momento da obra, deve ser concluído em nove meses.

 
Apesar de ser ainda um trecho pequeno, o início da obra de asfaltamento é considerado uma vitória, pois será um marco importante para começar a tirar do papel um pedido de décadas. Políticos e empresários envolvidos nesse projeto consideram que, após iniciado o asfaltamento, será mais fácil conseguir mais verbas de ICMS para ir pavimentando os outros 16 km por etapas, nos próximos anos, ou também para convencer o próprio governo do Estado a colocar verbas próprias para acelerar o ritmo da obra.

 
Articulador da iniciativa, o deputado estadual licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, destaca a importância da obra para o desenvolvimento da região.
_ O asfaltamento da estrada de Santa Flora é uma demanda antiga da comunidade. Trabalhamos para viabilizar o projeto dentro do PIAA e iniciar esse asfalto em uma área produtiva, com forte presença da agricultura, mas que ainda enfrenta sérias limitações de infraestrutura. Agora temos uma perspectiva concreta de novos investimentos, o que pode alavancar o crescimento econômico de Santa Flora e de toda a região _ afirma.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

[email protected]

Prefeitura de Santa Maria vai enviar planilha de cálculo do reajuste da tarifa de ônibus Anterior

Prefeitura de Santa Maria vai enviar planilha de cálculo do reajuste da tarifa de ônibus

Prometida para 2026, duplicação da BR-290 terá só 25% de pistas concluídas neste ano Próximo

Prometida para 2026, duplicação da BR-290 terá só 25% de pistas concluídas neste ano

Deni Zolin