Divulgação
Cirurgias, como de catarata, estão sendo feitas de graça até sábado
Cerca de 70 pacientes que aguardam na fila do SUS por cirurgias oftalmológicas estão sendo operados, desde sexta (08) até este sábado (09), em uma ação solidária organizada pelo Instituto Peregrino, de Santa Maria, que reúne cinco médicos da cidade e outros cinco vindos de São Paulo – eles trabalham em locais como a Santa Casa de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Cônsul-geral da Itália no Estado recebe homenagem na 81ª Romaria Estadual da Medianeira
Dentista de Santa Maria é presa suspeita de aplicar botox não autorizado pela Anvisa
As cirurgias de cataratas complexas, entre outras, são realizadas na Clínica de Olhos da Quarta Colônia, em Faxinal do Soturno. Os procedimentos serão feitos de graça pelo Instituto Peregrino, que recebeu doações de empresários de Santa Maria para ajudar na compra dos materiais necessários.
Segundo o oftalmologista Gustavo Hüning, de Santa Maria, essa iniciativa, chamada de PhacoRex 2024, é inspirada no trabalho do pai dele, Lair Hüning, falecido há cinco meses, que fez o 1º Projeto Catarata do Brasil no início do anos 1990, em Três Passos.
De acordo com Gustavo, serão atendidos pacientes de toda a região que estão na fila por cirurgia e ficariam meses aguardando por uma operação. Um dos problemas é que a tabela SUS, para esses procedimentos específicos, não cobre os valores dos materiais e dispositivos especiais para fazer este tipo de cirurgia.
Gustavo diz ainda que esse grupo de médicos daqui, que inclui os irmãos Affonso e Arthur Hüning, e de São Paulo costuma se reunir para integrações e que o objetivo também é trazer profissionais de fora para eles conhecerem as potencialidades turísticas da região da Quarta Colônia.