
Fotos Divulgação
A 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) vai receber nesta quarta (21), oficialmente, as duas primeiras unidades das Viaturas Blindadas de Combate de Cavalaria Centauro II BR, fabricadas pelo consórcio italiano Iveco e Leonardo e com tração nas oito rodas (8 x 8). Serão as primeiras viaturas a entrar em operação no Brasil. A incorporação dos Centauro II BR será feita em evento no Campo de Parada Capitão José Pessoa, na Avenida do Exército, a partir das 8h30min desta quarta (21).
Cão Silveira, da UFSM, viraliza e vira o assunto mais comentado do Brasil e outras 5 notícias
Depois da fase de testes operacionais e da capacitação técnica de militares operadores, realizada em dezembro de 2024, pelo Centro de Instrução de Blindados, agora, as viaturas entram em operação oficialmente com o tradicional batismo. Os nomes “Santa Maria” e “Osório” serão dados aos blindados, que vão proporcionar ao pelotão de cavalaria mecanizado ação de choque, potência de fogo, proteção blindada e mobilidade, pois têm motor de 720 cavalos de potência, autonomia de 800 km e pode atingir até 105 km/h. A título de comparação, o blindado Guarani tem motor de 320 cavalos. Fabricado em Bolzano, na Itália, o Centauro II BR tem 8,2 metros de comprimento e 3 metros de altura, com previsão de entrega em 15 anos, a partir de 2026.
Ao total, serão 98 unidades, com um custo total de R$ 5 bilhões – média de R$ 51 milhões por blindado, segundo o jornal Estadão. De acordo com o Exército, a compra das viaturas representa um avanço estratégico para o Brasil, reforçando seu compromisso com a modernização, além de assegurar que o país continue a ser um agente relevante no cenário de defesa internacional.
Pesando 30 toneladas, o blindado sobre rodas garante agilidade e tem torre com canhão de 120 milímetros, podendo usar munições especiais e com alcance de até 4 km, incluindo as antitanque.