Solução para poços artesianos está na AL, afirma Riesgo

Há grandes chances de serem inconstitucionais a Lei Complementar 180/2024 e a Lei 6979/2024 – ambas de autoria de Tubias Callil – que autorizam a utilização de água de poço artesiano para o consumo humano em Santa Maria. Legislação estadual proíbe a prática.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Para resolver a questão, em manifestação desta semana, o secretário de Parcerias de Porto Alegre e ex-deputado estadual e ex-candidato a prefeito de Santa Maria, Giuseppe Riesgo, que defende os poços artesianos, acredita haver apenas um jeito: agir na Assembleia Legislativa e mudar a lei estadual.


Quem vai bancar essa proposta? Hein? Tanto o PL de Callil quanto o Novo de Riesgo têm representação parlamentar. Assim, talvez fosse o caso de começar “em casa” a tentativa de convencimento para mudar a lei. Taaalvez.


E o PSDB, hein?

Após muito trololó, conversa daqui e dali, especulações e coisa e tal, se aproxima a hora da verdade para o PSDB. Segue como está (bastante improvável) ou se junta com outro(s) partidos, para sobreviver diante de um cenário de resto constrangedor, para a história dos tucanos. Difícil fazer prognóstico, mas o certo é que de março não passa, falam os especialistas. E desse futuro depende o destino de Eduardo Leite.


E o PSDB, hein? 2
Aliás, o que virá em 2026 para o governador? Há quem diga, e faria sentido (não fosse a negativa por enquanto veemente), que Leite é mesmo candidato ao Senado, escorado em dois fatos. Um é a quantidade de vagas, duas, o que facilitaria sua vida. Outra é a popularidade, que no levantamento mais recente, da semana passada, chega a sonoros 62%. De todo modo, o cara quer concorrer ao Planalto. Então...


Agito em MDB e PT
Os dois maiores partidos de Santa Maria, em número de filiados, vivem um ano atípico. Sim, PT e MDB têm em 2025 um processo interno que pode, ou não, significar a renovação de seus dirigentes. E o interessante é que ambos promovem campanhas de filiação. No caso petista, inclusive, só quem se filiou até dia 28 de fevereiro está apto a votar no pleito interno marcado para 6 de julho.


Protagonista
Quem também busca novos filiados é o MDB. E quem protagoniza a campanha nas redes sociais é o deputado licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel. O interessante é que, por decisão estadual, só poderão participar da convenção municipal marcada para 26 de abril, filiados com seis meses de casa. O que indica, ou sugere, a sigla pensando estrategicamente, quem sabe mirando em 2026.


Para fechar!
No pós-carnaval há grande expectativa para o comportamento dos políticos locais. Afinal, os ânimos estarão mais calmos no Palacete da Vale Machado, por exemplo? E a relação entre os vereadores e o Executivo, como ficará? A propósito, Adelar Vargas e Luiz Carlos Fort vão, afinal, virar secretários municipais? Ou continuarão em seus lugares, no parlamento. Perguntas, perguntas...

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

A divisão de ideias do MDB, antes da convenção municipal Anterior

A divisão de ideias do MDB, antes da convenção municipal

Serão as frentes parlamentares novas “leis das semanas ou dias”? Próximo

Serão as frentes parlamentares novas “leis das semanas ou dias”?