PSDB e MDB juntos, inclusive em Santa Maria. Será?

PSDB e MDB juntos, inclusive em Santa Maria. Será?

Foto: Arquivo

Noves fora reclamações de alguns líderes, entre eles o mineiro Aécio Neves, o fato é que o PSDB aparenta estar num caminho de retorno ao começo. São grandes as chances, segundo o noticiário nacional, de o partido se fundir com um dos grandões da política pátria. No caso, seria a volta dos tucanos ao ninho do qual saíram, o MDB.


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Mas, e em Santa Maria, como fica? Que se saiba, nenhuma conversa aconteceu entre as duas siglas, mesmo extraoficialmente. Papo aqui e ali, talvez. Mas reunião? Não. Mesmo o contato com dirigentes tucanos não é conclusivo. O colunista apurou que se está a esperar definição mais clara do que virá, mas não se acredita no fim do PSDB.


O certo, porém, é que há chances disso acontecer, ouvindo dirigentes nacionais. E até o símbolo poderia sumir. Talvez isso explique a dificuldade de uma posição oficial. Afinal, a autoimolação, se vier, terá consequências. No país, claro. E no Estado e na comuna a situação também não tende a ser tão simples.
Hoje alinhados, MDB (que segue) e PSDB (ficará num segundo plano?) são “situação”. E com a vantagem tucana de ter o prefeito e a bancada maior. Que, siglas unidas, terá cinco edis. Ok, ok, ok. Mas e quem vai dirigir o (novo) partido?

 
Os votos são do prefeito Rodrigo Decimo, que assinou ficha no PSDB de Jorge Pozzobom, o maior e mais histórico nome tucano local. Mas a militância maior é do MDB, com seus mais de 3 mil filiados, contra 2 mil e poucos do PSDB.


E a nova sigla vai apresentar dois candidatos a deputado estadual, com Pozzobom e Beto Fantinel? Ou um (quem?) concorre à Câmara dos Deputados? Ou... Ou... São dúvidas que hoje ficam apenas na cabeça das lideranças, que nada contam. Mas que, em seguida tomarão conta do inconsciente de cada militante tucano-emedebista.


Em tempo: o noticiário dá conta, também, da possibilidade de o PSDB juntar ao PSD, e até ao Podemos. Há quem torça, embora seja muito improvável. O entendimento é que, nesse caso, a dominância tucana facilitaria tudo. Pooois é.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os intensos 10 dias de Rudys na presidência do Legislativo Anterior

Os intensos 10 dias de Rudys na presidência do Legislativo

Falam os corredores da prefeitura e a expectativa na Vale Machado Próximo

Falam os corredores da prefeitura e a expectativa na Vale Machado