
Foto: Divulgação
A situação está posta, ainda que publicamente ninguém comente. A possibilidade (quase realidade) da candidatura de Paulo Pimenta ao Senado (ou, mais remotamente, ao Palácio Piratini), abrindo mão de nova tentativa de reeleição à Câmara dos Deputados, abre uma inevitável discussão no PT de Santa Maria.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O caminho óbvio a ser seguido é a candidatura de Valdeci Oliveira a deputado federal, com boas chances de herdar parte dos votos de Pimenta e que, somados aos seus próprios, podem significar uma postulação vitoriosa. Com contatos em todo o Estado, conta-se como candidatura de risco, como todas, mas bastante possível de vitória.
A porca começa a torcer o rabo, porém, é no preenchimento da vaga de candidato à Assembleia Legislativa, deixada por Valdeci. De pronto, há dois nomes pra lá de cotados para a empreitada.
Um deles é o vereador mais votado da sigla em Santa Maria, Valdir Oliveira, que poderia buscar o lugar do irmão no parlamento gaúcho. A seu favor, sólida trajetória no Legislativo da comuna e no próprio partido. A considerar, também, um salto na votação obtida nas urnas. Valdir mais que duplicou seu desempenho entre uma eleição e outra. Foi dos 1.814 em 2020 para os 4.036 no pleito de outubro de 2024, ano em que foi vice-campeão, apenas 93 votos menos que a psolista Alice Carvalho.
O outro nome óbvio na discussão, umbilicalmente ligado a Pimenta, é o vereador noviço Sidinei Cardoso, o Sidi. Durante muitos anos presidente do PT da Boca do Monte e assessor principal e homem de confiança do deputado federal. Por conta disso, conhece o Estado inteiro, o que pode fazer a total diferença numa candidatura à Assembleia. Conhece as grandes, médias, pequenas cidades e os cafundós do Rio Grande. Não atropelaria Valdeci, mas está apto a tentar substituí-lo no Palácio Farroupilha. Ah, e teve seu primeiro e vitorioso teste nas urnas, obtendo 2.892 votos à vereança, só menos, no PT, justamente que Valdir Oliveira.
Pode-se dizer, de todo modo, que são dois perfis diferentes, de trajetórias distintas na agremiação, mas que têm todo o direito (como disseram lideranças ouvidas pela coluna) de pleitear o lugar de Valdeci Oliveira, se este partir para outra empreitada. De qualquer forma, ambos têm a unção das maiores lideranças. Sidi, inclusive, esteve em Rio Grande, no início da semana, na vinda do presidente Lula àquela região do Estado. E lá fez a foto que ilustra esse texto, entre os maiores nomes locais do PT. A imagem significa o quê? Nada. Ou tudo.