
Foto: Marcelo Oliveira e Beto Albert
Deputado estadual Valdeci Oliveira (à esq.) e Eduardo Leite (à dir.)
Valdeci no PT
Após costura bem feita pelas lideranças, desbastadas as poucas discordâncias, parece que o PT vai mesmo confirmar o santa-mariense Valdeci Oliveira como presidente estadual. A articulação contou com a decisiva participação de Paulo Pimenta, ele próprio ex-presidente, e deverá ser formalizada até 9 de maio, o prazo final fixado pelo Processo de Eleição Direta (PED) do PT. Consolida-se, assim, a importância do deputado como um dos líderes estaduais da sigla.
Já no plano municipal, afirma-se que Sidinei Cardoso, que foi presidente por muitos anos, e elegeu-se vereador ano passado, deve voltar ao cargo, substituindo Ronei Lopes. Ah, aqui a inscrição é antes: até 2 de maio.
Em tempo: tanto no âmbito local quanto no regional, há grandes possibilidades de chapa única. Eventuais inscrições de outros nomes serão apenas para marcar posição.
Leite no PSD?
Depois de muitas conversas, articulações aqui, ali e alhures, possibilidade de federação ou fusão (que levariam ao fim da sigla) com MDB, PSD e outras siglas, ao que tudo indica o PSDB ficará no máximo com o Podemos, ainda menor que os tucanos.
Já o governador Eduardo Leite, é o que se diz, dada a quase miniaturização tucana, mudará de ninho. O gaúcho, são os rumores cada vez mais fortes, assumirá o PSD, que seria o segundo partido de sua trajetória. Serão, consta, maiores as chances de emplacar uma candidatura presidencial no partido de Gilberto Kassab.
A pergunta é: para onde irão os demais tucanos? Se o partido seguir, para acompanhar Leite só com autorização. Ou esperar as janelas da traição: março de 26 para deputados e março de 28 para vereadores.