TITITI NO CAMPUS – São fortes os indícios que a sucessão na reitoria da UFSM, com a consulta à comunidade universitária que acontece no final do primeiro semestre letivo de 2025, está deixando o clima bastante pesado em Camobi – com reflexos, claro, nos demais campi da instituição.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Depois da demissão solicitada pelo pró-reitor de Infraestrutura, Mauri Leodir Lobler (substituído por Daniel Barin), quem pediu para sair e não está mais no cargo, desde o dia 10 de outubro, é o professor Luiz Celso Giacomini, agora ex-assessor da Reitoria em Brasília.
Os corredores do prédio da Administração Central fervilham de rumores, inclusive com supostas desinteligências (ou, para ser ameno, discordâncias) no alto comando. A conferir.
CACIFES - Dependerá muito do vencedor, mas o fato é que após o segundo turno algumas lutas intestinas por poder nos partidos tendem a se estabelecer. É do jogo político que quem se fortaleceu na disputa parlamentar se alce, no melhor sentido do termo, como liderança nas siglas. E isso significa confrontos, quase sempre.
Mas, atenção, esses problemas internos, se acontecerem, serão sempre em times que perderam. O que ganhar sublimará qualquer situação em nome da “governabilidade”.
Luneta
VEM AÍ...
Entrevistado por Thiago Prado, do jornal O Globo, o presidente nacional do PSDB, o goiano Marconi Perillo respondeu, textualmente: “vamos ampliar a Federação. Estamos conversando com Solidariedade e PDT para caminhar conosco e o Cidadania até 2026”.
Só tem um erro aí: se confirmada a entrada de novos federados, sob a liderança tucana, ela valerá por quatro anos, como fala a lei. Portanto, até 2028.
VEM AÍ... (II)
Se tratativas nacionais chegarem a bom termo, e a Federação PSDB/Cidadania for engordada pela presença do Solidariedade e do PDT, haverá reflexos óbvios em Santa Maria. É verdade que no Estado tucanos e pedetistas se dão bem, tanto que estão juntos no governo Leite. Mas na Boca do Monte, inclusive por legítimas pretensões eleitorais, a situação já não é exatamente a mesma. Logo, dissensos a caminho.
DE ACORDO
O leitor percebeu que, tanto no primeiro quanto no segundo turnos, o assunto Distrito Criativo Centro-Gare foi muito pouco tocado pelos candidatos à prefeitura? A resposta parece óbvia: aqui não há conflitos. Todos, da esquerda à direita, são a favor da proposta que tem, por exemplo, a revitalização da Gare da Viação Férrea como um de seus eixos principais. Cá entre nós, sinal de maturidade.
O DEBATE
Não há dúvida alguma: o debate promovido pelo Grupo Diário nesta segunda, a partir das 19h e com hora e meia de duração, é o mais importante entre todos os do segundo turno. E a razão é singela, respeitando os já realizados (por Sinprosm, TV Câmara e Rádio Gaúcha) e o que haverá quinta, 25 (da RBS-TV): é o único para o qual haverá a possibilidade de resposta na campanha, pelo tempo ainda disponível.
PARA FECHAR!
Até o instante em que se colocava ponto final nesta coluna, duas pesquisas estavam registradas no site do TSE. Uma, feita pelo Instituto Veritas, e ele próprio como contratante, teria os resultados divulgados até esta sexta (18). A outra, do Instituto Amostra, também o próprio financiador, e resultado no dia 23. Pergunta inevitável: haverá nova “derrama” de pesquisas, como a do fim do 1º turno?