E se todos nós tivéssemos um projeto que nos unisse, podendo fazer nossa Santa Maria brilhar diferente aos olhos de quem a vê de fora. E se nós, cidade de Santa Maria, que abraçamos tão bem a todos que aqui chegam para se tornarem santa-marienses de coração e por adoção, também fosse abraçada por todos, com aquela pontinha de “bairrismo” saudável, que podemos chamar de orgulho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Digo isso, porque acho que sinto que vivemos um momento de encontrarmos esse “projeto” comum. Melhor dizendo - nessa provocação que faço a mim mesmo e aos amigos leitores -, que nos colocasse na “ponta da língua”, a definição de quem somos. Um “rótulo” positivo que fizesse alguém sair de sua casa, sua cidade, seu estado ou seu país e dizer: “estou indo visitar Santa Maria, a cidade...”, com essas reticências preenchidas.
Não que nos falte orgulho em ser daqui. Não que não tenhamos diversas formas positivas a nos definir, mas sinto como se hoje precisássemos de algo que reunisse nosso passado, presente e, especialmente, nos guiasse ao futuro. Com a definição de “quem somos” hoje, pronta para ser dita e cantada, para que muitos mais queiram vir até nossa casa e recontar o que viram aqui.
Acho que temos essa oportunidade e pessoas competentes para capitanear o processo. Só temos que vislumbrar o rumo e seguir firmes. E no mesmo passo.
Personas que acreditam em Santa Maria
A revista Persona, publicação que tenho orgulho em ter visto nascer e se desenvolver, completou três anos, comemorados no último dia 25 de fevereiro. Lá estive, juntamente com minha esposa, prestigiando esse veículo que tão assertivamente, tem seu foco em destacar pessoas, as ‘‘personas’’ que usam de seus talentos para deixar sua marca na sociedade.
E nessa noite em especial, vi com muito orgulho o tanto que nossa cidade tem a comemorar, tal a quantidade e qualidade de personalidades que se reuniram para aplaudir a revista Persona. Vindas do mundo acadêmico, das artes, da política, dos negócios, somadas representam um potencial enorme no sentido de fazer nossa Santa Maria resplandecer no mapa do Rio Grande.
Não estou falando da boca para fora, ou escrevendo retóricas para o vento carregar. Falo de oportunidades reais que devemos criar e abraçar, reunindo desde o poder público, as instituições, empresas e população, todos entendendo para que lado deve seguir nosso barco e pegando juntos no sentido de destacar nossa cidade.
Precisamos definir nossa identidade, nossas prioridades e sermos obstinados em colocar essa ideia em prática e juntos. “Personas” de valor para isso, temos de sobra.