michele dias

Vai um golinho aí!?

Colunista Michele Dias comenta os drinks típicos de Portugal e ensina uma receita de sangria



Quando se fala em bebidas em Portugal, lembra-se logo do vinho do Porto. Mas além de todos os tipos de vinhos, os portugueses consomem outras bebidas que são pouco comuns para nós. Uma delas é o panaché, um drink ou coquetel onde se mistura cerveja com soda limonada ou outro refrigerante de limão. Confesso que achei o sabor estranho, mas o povo aqui gosta bastante e consome principalmente no verão. Há fábricas que já vendem a mistura pronta, mas é simples de fazer em casa. Basta mesmo misturar a cerveja com alguma bebida de limão com gás e pronto. A proporção fica por conta de cada paladar. Quanto mais cerveja, mais forte; quando mais refrigerante, mais doce! Como aí no Brasil é verão, quem sabe alguém arrisca experimentar? 

E outra bebida da lista dos portugueses no verão é a sangria. O nome é diferente, mas nós aí no Brasil tomamos um tipo de drink parecido. A sangria é a mistura de frutas cortadas com açúcar e vinho, que pode ser tinto, branco ou até mesmo espumante. Eu experimentei a feita de espumante e achei uma bebida bem refrescante para o verão. Eles servem numa jarra com bastante gelo. Apesar de ser muito consumida aqui, descobri que a sangria é de origem espanhola. 

E saindo dos drinks para o licor, aqui um muito popular é a ginja ou ginjinha! A bebida é feita de ginja que é um tipo de cereja. Esse licor é bem saboroso, ainda mais servido em um copinho de chocolate, como costuma-se fazer aqui. 

Tirando a ginja, as outras duas bebidas é possível de se experimentar aí no Brasil. Como aqui estamos num clima de frio e chuva, vou ficar mesmo com o vinho!


SANGRIA DE VINHO BRANCO

Ingredientes

  • 700 ml de vinho branco 
  • 100 ml de licor de laranja
  • 200 ml de água com gás
  • 1 maçã com casca
  • 10 uvas verdes
  • 10 morangos
  • 1 laranja
  • Gelo a gosto

Modo de preparo 
O primeiro passo para preparar a sangria de vinho branco é higienizar bem todas as frutas. Em seguida, fatie as laranjas, os morangos e a maçã. Em uma jarra grande que comporte 2 litros, coloque as frutas fatiadas e as uvas verdes. Acrescente o vinho branco que deve estar gelado, o licor de laranja e água com gás. Com uma colher comprida, misture tudo muito bem. Acrescente o gelo a gosto e pronto!


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190