michele dias

Tem peixe no cardápio

Colunista fala sobre costume português de comer frutos do mar

Michele Dias


Nós, gaúchos, não vivemos sem um bom churrasco. Não é verdade? Mas sabemos da importância de se ter uma alimentação balanceada e da indicação de se comer peixe pelo menos uma vez por semana. A questão é que normalmente o produto que chega aos supermercados em Santa Maria, por exemplo, é congelado - falando em peixe de mar. Em algumas épocas, como perto da Semana Santa, é que encontramos algumas espécies de rio frescas. 

O Medo do Coronavírus

Aqui em Portugal, come-se muito peixe. No início, provei alguns em restaurantes, mas não tinha o hábito de comprar peixes e frutos no mar no mercado. Com o tempo, vamos adaptando o nosso cardápio e incluindo algumas coisas que não eram muito comuns. Isso porque há muita oferta de peixe fresco e de frutos do mar. Como se diz por aqui, "apetece" experimentar. 

Nosso preferido é salmão para fazer grelhado, mas também já cozinhamos em casa, ou melhor, meu marido já cozinhou bacalhau, já assou peixes como robalo, entre outras variedades. Como a oferta é grande, o preço fica acessível. A dica é incluir peixe na dieta, pelo menos nesta época de férias (no Brasil) em que muita gente viaja para o litoral e há produtos frescos à venda. 

O Oásis da minha infância

Que fique claro que o churrasco continua sendo a minha preferência (risos)! Mas ficou mais "apetitoso" incluir o peixe no cardápio, quando estamos inseridos em uma cultura que tem o hábito de consumir peixe. Minha filha mais nova já come vários pratos com peixe - as escolas sempre tem no cardápio. Agora, para a mais velha, ainda é um desafio fazê-la experimentar. Na escola, as funcionárias da cantina insistem até que ela coma pelo menos 3 ou 4 pedaços. E dizem-me que "aos bocadinhos" ela aprende a gostar. Em casa, como a semana tem 7 dias, podemos deixar um reservado para comer peixe!



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190