michele dias

Sejam responsáveis por si e por todos

'O que mais se ouve falar entre as pessoas é que as medidas deveriam ter sido tomadas mais cedo'

Foto: Michele Dias (Reprodução)

As notícias da irresponsabilidade de muitas pessoas em relação às orientações de prevenção da Covid-19, preocupam-me. Praia? Festas?! Pensem bem, porque é a saúde que está em causa. 

Estado inclui Husm na lista para receber leitos de UTI

Depois que o número de casos avançou aqui em Portugal, o que mais se ouve falar entre as pessoas é que as medidas deveriam ter sido tomadas mais cedo, que as pessoas deveriam ter deixado de viajar quando os casos chegaram à Itália, etc. Mas não foi isso que aconteceu. 

E mesmo com todos os casos confirmados, com a preocupação do sistema de saúde que receia não ter atendimento para todos que vierem a precisar, mesmo com as medidas rígidas tomadas pelo governo, ainda tem gente aqui que desrespeita. No último fim de semana, vários bares em Lisboa, capital do país, estavam lotados e seguiam abertos até tarde da noite, quando a regra é de que devem fechar até as 21 horas. 

Hospitais e unidades de saúde têm visitas suspensas e restringidas

Em Ovar, uma cidade no litoral a cerca de 100 quilômetros de Braga, está "sitiada" a Câmara Municipal (prefeitura), que indicou o fechamento de todos os estabelecimentos que não fossem de primeira necessidade. A orla da praia, os restaurantes, o centro da cidade, tudo está vazio. A situação se agravou nos últimos dias quando surgiram 10 novos casos, sendo sete de profissionais da área da saúde, médicos e enfermeiros, que trabalham no posto de saúde da cidade e que tiveram contato com muitas pessoas antes de saberem do teste positivo. E aquela questão que eu já escrevi na coluna, o fato de não apresentar sintomas, não é garantia de que não se esteja infectado. 

Aqui no norte de Portugal, onde eu moro, as pessoas estão respeitando a quarentena e ficando em casa, saindo o mínimo possível, fazendo passeios ao ar livre em lugares sem aglomeração de pessoas, enfim, fazendo a sua parte pela saúde individual e coletiva. 

VÍDEO+FOTOS: UFSM e Centro registram pouca movimentação em prédios e nas ruas

O Brasil ainda tem tempo de tomar atitudes responsáveis e ajudar no avanço da contaminação. Levem a sério.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190