michele dias

Prédios sem destino: história que se perde no tempo

Michele Dias lamenta estado do prédio da antiga Casa de Cultura de Santa Maria

Nos últimos dias, duas notícias e o mesmo problema: o prédio do Clube Caixeiral e o prédio da Casa de Cultura abandonados bem no centro de Santa Maria. 

É uma pena que não se tenham projetos, nem verbas para reformar esses espaços. Seja para casos de obras públicas ou privadas, prédios abandonados acumulam pontos negativos: viram alvo de vândalos, esconderijo de bandidos, acumulam sujeira, o desgaste causado pelo tempo aumenta os problemas estruturais e o valor necessário para reformar é maior a cada dia, e por aí vai. Além disso, não são prédios "comuns", são obras que ajudam a contar a história da cidade, com fachadas ricas em detalhes, arquitetura de época... 

:: Leia mais colunas de Michele Dias

Quantas matérias fiz na Casa de Cultura, quando ainda abrigava projetos de dança, teatro, arte. Recordo quando o prédio foi fechado, já apresentava muitos problemas internamente, e a fachada já estava desgastada. Isolaram a frente várias vezes para que partes do concreto não caíssem nas pessoas que passavam. 

E no Clube Caixeiral, tenho a lembrança de bailes de carnaval infantil, foram realizadas lá também edições do concurso de mais bela estudante... E tantos outros eventos que com certeza estão na lembrança de muitos santamarienses. 

Espero que sejam elaborados projetos, que se consigam verbas, empresas, que sejam pensadas alternativas para "salvar" os prédios que se encontram nessa situação, antes que seja inviável financeiramente recuperá-los. Já temos um edifício abandonado na Avenida Rio Branco, mais esses dois no entorno do calçadão e a história vai se perdendo, além do que são muitos recursos - públicos ou privados - jogados fora.

*A opinião manifestada em colunas assinadas não expressa necessariamente a opinião do jornal


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190