michele dias

O que tem de melhor para as crianças em Portugal?

A colunista fala sobre a segurança de levar as crianças para brincar em espaços públicos em Portugal

Foto: arquivo pessoal

Outro dia, fizeram-me essa pergunta pelas redes sociais. Então, pus-me a pensar e posso dizer que, sem dúvida, a questão da segurança está no topo da lista. Ela é também um dos principais motivos de quem deixa o Brasil e vem experimentar a vida na Europa. O índice de criminalidade é baixo, e Portugal está na lista dos países mais pacíficos do mundo.

Independentemente da hora do dia, sempre vemos famílias caminhando pelas ruas. É muito comum, os pequenos passearem sozinhos pelas calçadas; acho que a gente se sente seguro e acaba por dar mais liberdade aos filhos. Mesmo em relação ao trânsito, aqui 99% dos motoristas param ao ver uma faixa de pedestre.

Os espaços públicos de lazer também costumam ser limpos, bem cuidados e seguros. Agora que estamos no inverno, basta um final de semana ensolarado para que os parques fiquem lotados. Moramos próximo ao Parque da Rodovia, o espaço é ótimo e é nosso ponto de encontro nos dias de folga. No último domingo, reunimos a turma: as crianças se divertem e nós, adultos, conversamos e tomamos um mate. O parque tem ciclovia, pista de skate, parede de escalada, brinquedos e muito espaço para os "miúdos" correrem.

Pensando sobre o assunto, em Santa Maria acabávamos por utilizar muito os clubes pagos, porque as pracinhas de brinquedos não tinham condições de receber as crianças. Na última visita à cidade (entre agosto e setembro de 2019), fiquei feliz de ter visto alguns espaços renovados. Inclusive, levamos as meninas à pracinha do Mallet - em frente ao quartel.

Aqui em Braga tem muitos parques infantis (pracinhas de brinquedos). Eles estão localizados em diferentes bairros. Onde quer que se vá, as crianças sempre avistam um brinquedo que pedem para ir "um bocadinho"!

A sensação de segurança e as opções de lazer gratuitas e espalhadas em diferentes locais da cidade estão, sem dúvida, entre as melhores coisas que o país oferece às famílias e, em especial, aos "miúdos".


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190