michele dias

O Medo do Coronavírus

Colunista fala sobre dicas de prevenção e preconceito contra chineses

Michele Dias

Em todo o mundo, o assunto é o novo vírus que já causou mais de mil e cem mortes na China. Pelo que li nas últimas notícias, pelo menos 25 países tem casos confirmados. 

O Oásis da minha infância

Um jornal português publicou uma reportagem esta semana muito interessante explicando a origem do novo vírus, relação com outros surtos já registrados, as possíveis formas de transmissão e dicas de prevenção. Na publicação, estão os seguintes cuidados: 

* Medidas de higiene e etiqueta respiratória: lavagem frequente das mãos, evitar contato próximo com pessoas com febre ou tosse. 

Top 5 músicas das rádios portuguesas

* Tossir ou espirrar para o cotovelo ou antebraço, ou para um lenço, que deve ser de imediato descartado. 

* Evitar contato direto com animais vivos em mercados ou áreas afetadas por surtos e o consumo de produtos de animais crus, sobretudo carne e ovos. 

Banho de rio

Em tempos de medos e receios em relação à saúde em nível mundial - pela rapidez com que o vírus se propagou, pela forma agressiva como atinge as pessoas - é imprescindível informar-se. Tudo é muito novo mesmo para os especialistas da área. Li essa semana também que o período de incubação do coronavírus pode ser maior do que se imaginava - os 14 dias. De acordo com o Global Times, uma mulher da província de Shanxi, no norte da China, foi diagnosticada 42 dias depois de retornar da cidade de Wuhan, epicentro do surto. 

Precisamos saber o que ocorre para agirmos de forma coerente. Ouvi no rádio aqui em Braga que o movimento dos restaurantes chineses em Portugal teria diminuído e que algumas pessoas dessa nacionalidade já teriam sofrido algum tipo de preconceito. Ora, se essas pessoas vivem aqui, não tiveram contato com doentes e não viajaram à China, não é por serem de nacionalidade chinesa que tem maior risco de ter o vírus!? Certo? 

Agora, claro que toda precaução é válida, a informação deve ser acessível a todos os públicos, afinal em tempos de internacionalização, de facilidade de mobilidade aérea, é preciso muita atenção. Ter consciência de procurar rapidamente as autoridades em caso de qualquer suspeita. Sem dúvida que todos temos medo e tememos pela "saúde" nossa e do mundo.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190