michele dias

Na trilha sonora de Portugal

Colunista fala sobre estilo de música típico de Portugal e suas variações

Michele Dias

O estilo musical mais tradicional dos portugueses é o Fado - música com letra romântica, nostálgica, lembra um pouco a nossa boemia. O fado é cantado por uma só pessoa, o fadista, que é acompanhado por uma guitarra clássica e uma guitarra portuguesa. Guitarra portuguesa? Sim, um instrumento de madeira, de forma arredondada, que lembra um violão, deve ser dedilhado e tem origem nas cítaras da época do Renascimento. O estilo é tão importante para a história e cultura que é Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, pela Unesco, desde 2011.

Aqui em Braga, no ano passado foi realizado um espetáculo chamado Fado no Arco, fazendo referência ao Arco da Porta Nova, um ponto turístico de Braga. Fadistas de várias cidades subiram ao palco montado a céu aberto, numa noite estrelada, para cantar. Um espetáculo gratuito de luzes, sons e vozes.

Foto: arquivo pessoal
Os pais de Michele, Ione e Antônio com a neta Isabella, durante uma visita ao Arco da Porta Nova, ponto turístico da cidade

Atualmente, fala-se em Fado tradicional ou clássico, porque o estilo - assim como acontece com todos os ritmos musicais - vem sofrendo transformações. Na voz de cantores mais novos, tem ganhado ritmo animado e letras divertidas. Claro que a versão não agrada a todos os críticos, que dizem que "isso" não é Fado. Críticas a parte, a transformação acaba por atingir outros públicos e tem ganhado visibilidade.

Abaixo segue uma sugestão de playlist para quem ouvir um pouquinho deste estilo, nas duas versões: tradicional e moderno. As duas primeiras canções são clássicas, das conhecidas fadistas Mariza e Ana Moura. A terceira música também é da Ana Moura e mostra um lado mais divertido do Fado - uma música perfeita para ter a legenda "sextou" (risos) e a faixa 4 mostra uma versão bem moderna do estilo. A cantora Gisela João vem conquistando um público bem mais novo com a música do Sr. Extraterrestre. Um ótimo fim de semana com dica de trilha sonora portuguesa:




fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190