michele dias

Dia do repórter

Colunista fala sobre a importância da tecnologia que hoje permite 'diminuir' a distância

Foto: Arquivo pessoal

Muitas pessoas que me contactam pelas redes sociais desde que saí de Santa Maria, perguntam-me: então, não és mais repórter? Sim, claro que sou! Sempre serei. Uma vez jornalista, sempre repórter.

É impossível não estarmos sempre atentos a tudo o que nos rodeia. É aquele misto de curiosidade, com desejo de informação e adrenalina. Mesmo no dia a dia, qualquer "alteração" na rotina do trânsito, da cidade, um aglomerado de gente? tudo nos chama a atenção, sob o ponto de vista do jornalista, de querer saber o que ocorreu, saber se é importante e relevante para ser divulgado, de que forma vamos informar sobre aquilo.

Quem já trabalhou de repórter sabe bem o que eu digo. Repórter nunca sabe onde vai estar. No mesmo dia, pode de manhã acompanhar um julgamento e à tarde registrar um plantio de árvores. Pode escrever sobre esporte e polícia; ainda mais se tratando de meios de comunicação em cidades do interior onde não é viável, muitas vezes, ter um profissional para cada editoria. A reportagem já me proporcionou até um voo de balão, na cobertura do Festival de Balonismo, em Santa Maria.

E então, faz-se mesmo um pouquinho de tudo. Aproveito o espaço da coluna hoje para homenagear os colegas de profissão!

TECNOLOGIA - de certa forma, ela nos permite estar presente

Neste domingo, minha avó materna completou 85 anos. A família se reuniu para almoçar com ela e confraternizar. Aqui em Portugal não é tempo de férias, logo não tinha como viajar ao Brasil. E atravessar o oceano só para passar um final de semana não dá. Então, a tecnologia nos ajuda a estar "presente" e a participar de momentos como este mesmo à distância.


Imagina como seria sem internet? Sem redes sociais e a facilidade de comunicação que se tem hoje? Teria que enviar uma carta com muita antecedência para ter certeza que chegaria na data certa. Ainda bem que vivemos num mundo e num tempo "conectado". Conseguimos participar do aniversário. Inclusive, do parabéns! E as meninas ainda fizeram vídeos e enviaram mensagens à bisavó para homenageá-la.

O mesmo aconteceu dias antes quando minha afilhada fez aniversário. Sem a agilidade de comunicação que se tem hoje, seria muito difícil estar a milhares de quilômetros de casa.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190