michele dias

De segunda a domingo: é de Braga o 'autor' dos nomes dos dias da semana

Colunista Michele Dias comenta sobre a origem do nome dos dias da semana na língua portuguesa

Foto: Pixabay (Divulgação)

Ao pesquisar sobre a cidade de Braga e suas personalidades, descobri que os nomes dos dias da semana na língua portuguesa foram atribuídos por um bispo de Braga, chamado São Martinho de Dume. Aliás, há muitas críticas a ele, uma vez que a denominação que ele escolheu não tem um significado original. Achei o tema curioso e compartilho aqui na coluna.

:: Leia mais colunas de Michele Dias 

Em outras línguas, os nomes fazem referência aos deuses de cada dia, principalmente referências romanas. Por exemplo, Monday (em inglês) e Lunes (em espanhol) significam "Dia da Lua". Os nomes originais nas línguas latinas são: 

  • Solis dies, dia do sol: a semana deve começar com um dia de descanso, de culto aos deuses e ao maior astro, o sol
  • Lunae dies, dia da lua: segundo astro mais importante para o culto romano
  • Martis dies, dia de Marte: um dia dedicado à prática das artes da guerra e dos exercícios físicos
  • Mercurii dies, dia de Mercúrio: dia dedicado ao patrono dos comerciantes e viajantes
  • Jovis dies, o dia de Júpiter: o "Deus Pai", Júpiter (Diu Pater) era o criador da natureza, dia era dedicado à natureza
  • Veneris dies, dia de Vénus: o astro mais brilhante do céu e símbolo do ouro, dia que os soldados romanos recebiam seus pagamentos
  • Saturni dies, o dia de Saturno: ao deus do tempo foi dedicado o último dia da semana, e era um dia dedicado à reflexão, ao descanso e à família. 

Com a influência do catolicismo, no século IV, o sétimo dia da semana passou a ser dedicado a Deus, e ao dia do descanso depois da criação; e o primeiro dia da semana passou a ser dedicado ao próprio Senhor Jesus, num combate ao culto do Sol, passando para Dies Dominica, ou seja, o dia do senhor. 

Aí entra em cena o bispo de Braga - São Martinho de Dume - e muda os nomes dos dias da semana, a fim de combater o paganismo romano e o culto aos deuses. E então, temos: Dominica dies, Feria Secunda, Feria Tertia, Feria Quarta, Feria Quinta, Feria Sexta, Sabbatum, sendo que Feria, em latim, significa festa. 

A denominação foi aceita pelos concílios (reuniões de grupo regionais para discutir decisões da igreja) e Portugal passa a usá-los. Anos depois, a palavra "Feria" foi substituída por "Feira" que significa dia do mercado. E essas são as denominações usadas em todos os países e regiões que foram colonizados por Portugal e que falam a língua portuguesa.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190