michele dias

Confirmados casos de coronavírus em Portugal

Colunista Michele Dias comenta a repercussão dos primeiros casos de COVID19 em Portugal

A imprensa divulgou nesta manhã que Portugal tem dois casos de coronavírus confirmados - além de outras dezenas de suspeitos. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse em entrevista que os casos eram "expectáveis", ou seja, eram previstos porque os países vizinhos todos já tinham casos e, com certeza, algum cidadão português iria acabar por ser infectado, tendo em conta as viagens para territórios próximos. 

:: Leia mais colunas de Michele Dias

Sobre os casos confirmados, um deles é de um médico de 60 anos que esteve de férias na Itália, e o outro de um homem de 33 anos que esteve a trabalho em Valência, na Espanha - este último caso ainda aguarda o resultado de um segundo exame para validação. Segundo a Ministra da Saúde, Marta Temido, os dois estão internados em hospitais da cidade do Porto (cerca de 40Km de onde eu moro), e o estado de saúde é estável. 

As providências que estão sendo tomadas pelo que vi na imprensa esta manhã são de "rastrear" os contatos próximos de pessoas que estiveram em regiões com alto índice de contágio, reforçar o rastreio de passageiros vindos da Itália - o mesmo procedimento que já é feito com os voos semanais que vem da China, além de equipar hospitais e capacitar profissionais para atender possíveis casos de coronavírus. O hospital de Braga, onde eu moro, está na lista de referência para tratamento de pacientes que precisem de isolamento. 

As autoridades de saúde estão a salientar nas entrevistas que a confirmação desses casos não é motivo para pânico, que era de se esperar por isso. Indica que as pessoas evitem viajar e, em caso de dúvidas, entrem em contato com a linha 24 horas do serviço nacional de saúde. Falam ainda em orientações para empresas que reduzam as reuniões e a aglomeração de pessoas e até, quando viável, que os colaboradores trabalhem em casa. 

Vamos ver o que acontece nas próximas 24 horas em relação ao comportamento das pessoas e à rotina da cidade. Vou compartilhando aqui com vocês, e trocando informações sobre esse tema que afeta a saúde em nível mundial. 

Até amanhã!


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190