michele dias

É Carnaval no Brasil, e em Portugal está a origem da folia

Michele Dias fala das diferentes versões da festa nos dois países

Michele Dias


Em Portugal também tem Carnaval. Mas a festa popular tem algumas diferenças em relação ao estilo brasileiro. Aliás, o próprio Brasil tem muitos carnavais: o nordeste e seus trios elétricos, o Rio de Janeiro e seus desfiles luxuosos e por aí vai!

Aqui, o Carnaval é marcado pelo Entrudo. O nome pode parecer estranho para alguns, mas saiba que o Entrudo foi uma das primeiras manifestações carnavalescas ocorridas no Brasil, isso na época do período Colonial e Imperial. Eram festas com brincadeiras de se jogar água, farinha e suco de limão, que ocorriam nas ruas e até dentro das casas, praticadas principalmente pelas classes populares. A brincadeira chegou com os portugueses que, aqui na Europa, já comemoravam a data que tem também uma motivação religiosa. É uma forma de libertação, de fartura, de explosão de sentimentos que ocorre durante três dias antes do início da Quaresma. 

Segundo a história, o Entrudo no Brasil ocorreu até 1840, quando as elites iniciaram uma campanha para proibir a prática e assim festejar o Carnaval de forma mais "elitizada" e sem se "misturar" com os populares. Diz-se que, neste período, iniciaram os bailes de máscaras e outras formas de festejos.

Voltando a Portugal, na Ilha da Madeira o Carnaval é famoso e lembra o brasileiro. Em outras cidades, os desfiles costumam ter bonecos gigantes (que lembram os de Olinda) e, em outras localidades, os eventos são mais tradicionais. Uma das tradições é a Queima do Entrudo - as pessoas saem pelas ruas e, ao final do trajeto, que lembra uma procissão, fazem a queima de um ou de vários bonecos. Esse ato simboliza o fim do período de festejos, a queima do que é errado e o começo de um período de jejum e reflexão - a Quaresma. A queima também remete a significados mais antigos, da época medieval, marcando o fim do inverno e a chegada da primavera. Aqui, é preciso sambar para se aquecer do frio, já que é inverno na Europa.

 Para as crianças, as escolas organizam, na sexta-feira, um desfile pelas ruas. Fantasiadas, principalmente, com fantasias de personagens infantis e de super-heróis, a turma caminha pelo bairro. A brincadeira ocorre na sexta, porque o período letivo prevê "Férias de Carnaval", onde as aulas são suspensas por três dias (de 24 a 26 de fevereiro).

A verdade é que de forma mais tradicional ou "moderna", luxuosa ou popular, em todo lado é Carnaval!


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190