jaqueline silveira

O desafio da prefeitura em relação ao fim das carroças em Santa Maria

A Câmara aprovou, na última quinta-feira, projeto que proíbe o uso de veículos de tração animal no centro da cidade

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Nesta semana, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) deverá transformar em lei o projeto que cria o Programa Municipal de Controle da Mobilidade e Bem-Estar Animal de Tração, aprovada, por 17 votos favoráveis e um contrário, na quinta-feira, pela Câmara. A partir da publicação da legislação, começa o desafio da prefeitura e a corrida contra o tempo para implementar as medidas.

O trânsito caótico do Centro não comporta mais carros e carroças dividindo o mesmo espaço, e o risco para os motoristas e os condutores de veículos de tração animal é diário pelas vias centrais. Também não se pode conviver mais com maus-tratos de animais: cavalos agonizando pela cidade ou desmilinguidos e machucados são cenas, infelizmente, rotineiras em Santa Maria.

Mas para resolver essas duas questões fundamentais e urgentes, a prefeitura terá de primeiro solucionar uma maior e mais delicada: encontrar alternativas de sustento para as famílias que usam as carroças para coletar material reciclável ou para fazer fretes gerando sua renda. A administração municipal tem um ano para retirar esses veículos de tração do Centro e, portanto, esse mesmo prazo para encontrar meios de sustento dessas famílias, já que boa parte tem como destino a área central em busca de materiais. Em reportagem publicada no final de semana, algumas famílias não sabiam da lei e demonstraram preocupação com o futuro sem as carroças. E com razão.

VÍDEO: quais os próximos passos até a proibição total das carroças

2020 é ano de eleição municipal, mas, independentemente disso, essa é uma questão que o governo não pode deixar de lado, mesmo em campanha eleitoral. Não há tempo a perder. E mesmo que a prefeitura tenha muitas prioridades, a situação das famílias têm de estar no topo, afinal são vidas, muitas crianças e adolescentes envolvidos e que não podem ficar desamparados.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190