flávio pereira

O impasse dos policiais militares

Colunista fala sobre proposta previdenciária e outras questões do cenário político

Foto: Assembleia Legislativa (divulgação)

O governo enfrenta um novo dilema no pacote Refoma RS que deve sr votada no final deste mês.Desta vez com a proposta que altera a carreira dos policiais militares e os coloca no mesmo padrão de descontos previdenciários dos servidores civis de até 22%. Boa parte dos deputados da base de apoio do governo entende que, definida a questão na reforma previdenciária aprovada pelo Congresso, o Estado não poderia aprovar medida diferente para os policiais militares.

Ganhando tempo
A visão o estado é de que a matéria pode ser aprovada e posteriormente questionada no STF pelos eventuais prejudicados. Até decisão final, sabidamente demorada em questões que tramitam no Supremo, o estado receberia os valores dos novos descontos. 

Mais receita e mais despesa com pessoal
A boa notícia do crescimento das receitas no Rio Grande do Sul, chegando a 6,31% em 2019,e superando a inflação de 4,31%, ainda assim não representaram alivio pra as finanças publicas. Os gastos com pessoal se encarregaram de gerar uma despesa superior ao aumento de receita no período. 

Cinco escolas cívico-militares no RS?
As tratativas dos deputados Luciano Zucco (PSL) e Rodrigo Lorenzoni (DEM) poderão levar à liberação da quinta escola cívico-militar no estado. O município de Bagé mostrou interesse. Seria aproveitada a licença para um município de Rondônia, que desistiu do projeto. No estado, já foram autorizadas escolas cívico-militares em Caxias do Sul, Alvorada, Uruguaiana e Alegrete. 

Licitação do transporte coletivo foi suspensa em Caxias do Sul
Ninguém sabe como ficará a licitação para a nova concessão do transporte coletivo em Caxias do Sul que previa redução de tarifas, lançada em dezembro pelo ex-prefeito Daniel Guerra, e suspensa pelo governo interino, que previa o anúncio do resultado no próximo dia 14. O negócio envolve milhões de reais. A concessão do serviço seria pelos próximos 10 anos e encerraria os serviços da atual empresa responsável pelo transporte na cidade, Viação Santa Tereza (Visate), desde 1986. 

Câmara paga seguranças de Maria do Rosário
A conta da segurança pessoal da deputada federal Maria do Rosário está sendo lançada no caixa da Câmara dos Deputados. 

A deputada petista Maria do Rosário apresentou notas fiscais de 59,9 mil reais para ressarcimento com recursos da cota parlamentar a que tinha direito no ano passado a título de pagamento de segurança pessoal entre os meses de janeiro e outubro de 2019.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190