flávio pereira

Justiça gaúcha poderá ter mulher pela primeira vez no comando

Colunista Flávio Pereira comenta fato inédito no judiciário do Estado

Foto: Eduardo Nichele (TJRS)
Desembargadoras Denise, e Maria Isabel, desembargador Ney Wiedemann Neto e o Presidente do TJ, Des. Eduardo Zietlow Duro, na demonstração das urnas

Candidata à Presidência do Tribunal de Justiça gaúcho,a Desembargadora Denise Oliveira Cezar, atual Corregedora-Geral da Justiça, poderá tornar-se a primeira mulher a presidir o Judiciário gaúcho em 145 anos. A eleição ocorre nesta segunda-feira.O Desembargador Voltaire de Lima Moraes, que também concorre à presidência do Tribunal compõe a outra chapa. Na eleição desta segunda-feira, para a Administração do Tribunal no biênio 2020/2021, o colégio eleitoral terá 138 Desembargadores - do total de 140, já que dois Magistrados, promovidos recentemente, ainda não foram empossados. Os juizes não votam. 

QUEM VAI SER ELEITO
Serão eleitos Desembargadores para ocupar a Presidência, 1ª Vice-Presidência, 2ª Vice-Presidência, 3ª Vice-Presidência e a Corregedoria-Geral da Justiça, além da metade eleita do Órgão Especial. A votação, individual e secreta, se dá na ordem de cargos a partir do presidente. Os eleitores vão às urnas em grupos de quatro Desembargadores. Embora exista muita reserva dos eleitores, há um favoritismo em favor do desembargador Voltaire Moraes.

PARTIDOS DA BASE QUEREM PROTAGONISMO
O MDB, ao propor mudanças e ameaçar votar contra, na verdade está em busca de um protagonismo no debate dos projetos, e já sinalizou ao líder do governo Frederico Antunes, que prefere jogar a votação do pacote de reformas,para o final de janeiro. No próprio PP,o partido do lider do governo, há quem pense desta maneira. No mais recente movimento nesse tabuleiro, o governador Eduardo Leite sinalizou na última quinta-feira que, jogar a votação para 2020, significará não votar, diante da contaminação com o processo eleitoral. Como os projetos trancam a pauta a partir do dia 17, o governo, mesmo admitindo promover algumas alterações, vai insistir que sejam votados até o final do ano.

METAS DO MDB
O MDB quer marcar presença na Assembléia, para que sua atuação repercuta positivamente nas eleições municipais. Sábado,durante encontro em São Leopoldo,o partido fixou como meta a conquista de prefeituras como Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190