flávio pereira

Aroldi: CNM defende mais diálogo sobre a questão tributária

Colunista fala sobre repasses do governo aos municípios e criação do Aliança

Flávio Pereira

Foto Luis Macedo (Câmara dos Deputados/ divulgação)
Glademir Aroldi,presidente da Confederação Nacional dos Municípios

"A proposta para que os estados reduzam o ICMS incidente sobre os combustíveis inviabilizaria todos os estados e municípios brasileiros", avalia o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi. Ele conversou ontem com o colunista durante a Assembléia de Verão promovida pela Famurs em Capão da Canoa. O dirigente da CNM adverte que o debate iniciou de maneira equivocada,e sugere uma discussão sobre o preço do combustível que sai da refinaria,que é o ponto de partida para a tributação aplicada pela União,estados e municípios. 

A divida na saúde
É preocupante o relato sobre os repasses da saúde que o governador Eduardo Leite levou esta semana aos prefeitos reunidos na Assembléia de Verão. Os repasses estão em dia.Mas ficou um passivo desde 2014 que não pode ser pago por não ter sido feito o devido empenho legal. 

Divida de quase meio bilhão
Embora o governador tenha colocado os repasses em dia, os valores retroativos a 2014 permanecem em aberto. O presidente da Famurs, prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, calcula que o passivo do Estado com as prefeituras alcance hoje R$ 478 milhões.  

Obra terminada apos 40 anos
Ministro da Infraestrutura, Tarciso de Freitas tinha razão na euforia por ter concluído com apoio do BEC (Batalhão de Engenharia da Construção) e do BIS (Batalhão de Infantaria da Selva) em um ano, a obra que aguardou 40 anos desde que foi lançada no governo do presidente Ernesto Geisel. A pavimentação dos últimos 51 Km da BR-163/PA no trecho Cuiabá-Santarém, que vai beneficiar o setor produtivo, moradores da região e transportadores de cargas. Até então,os caminhoneiros enfrentavam filas de dez dias para atravessar o trecho. 

Jair Bolsonaro incentivando a Aliança
A Aliança pelo Brasil realiza neste sábado a partir das 14h30min no auditório da Assembléia Legislativa, o seu simpósio para avaliação das etapas de criação do novo partido. Além de lideranças nacionais,o encontro terá uma palestra do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral,e atual secretário-geral da Aliança, Admar Gonzaga.

Bolsonaro ao vivo
A atração especial, sem dúvida, será a live que o presidente da Republica Jair Bolsonaro fará desde o Rio de Janeiro, para os participantes do encontro.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190