Deni Zolin

Prefeitura de Santa Maria planeja instalar sinaleiras para pedestres em todo o Centro

Secretário Orion Ponsi deu mais detalhes dos planos para 2022

Após a instalação de controladores eletrônicos em diversas avenidas, a Secretaria de Mobilidade Urbana planeja a instalação de sinaleiras de pedestres em todos os cruzamentos do Centro e em outras esquinas movimentadas para aumentar a segurança para quem anda a pé. Segundo o secretário Orion Ponsi, já estão sendo feitos os estudos técnicos e de orçamento para definir quantos semáforos de pedestres precisarão ser comprados. A previsão é que eles sejam instalados em 2022.

- Vamos intensificar instalação de semáforos para pedestres. A ideia é que, em todos os cruzamentos com semáforos (de veículos), que a gente instale semáforos de pedestres para que eles possam visualizar o tempo para fazer a travessia. A prioridade máxima dentro das vias principais será o pedestre. E nos locais em que não tiver semáforo, vamos analisar a necessidade de instalar sinaleira para pedestres - disse.

Como está o interior da boate Kiss quase 9 anos depois

O número de equipamentos ainda não está definido. E não significa que todos serão como na Hélvio Basso, onde o pedestres apertam em um botão e o sinal dos carros fecha:

- Temos de fazer uma análise de quantos será preciso comprar e quantos poderemos, pois um cruzamento pode necessitar de 6 semáforos de pedestres, em outros, precisaremos 4, em outros, 2. Queremos instalar um sistema moderno, que seja visual, tátil e sonoro, para atender não só o público em geral, mas as pessoas com deficiência. Em toda a área central, todas elas vão ter tempo para pedestre, vai ter tempo de travessia e prioridade total para eles. E fora da área central, posso dar alguns exemplos, como Floriano Peixoto com Medianeira, Duque com Medianeira e Presidente com Borges, todos são cruzamentos com trânsito intenso em que vamos instalar sinaleiras a pedestres também.

Questionado se haverá semáforos para pedestres em frente a colégios, Ponsi respondeu:

- Para escolas, temos projetos em análise. Em termos de controle de pedestres, talvez semáforos ou redutores de velocidade. São estudos que a gente promove e, por meio do diagnóstico, podem indicar o equipamento correto. Mas a nossa prioridade é e será as pessoas. Como a gente inovou em Santa Maria ao fazer estudo estatístico de trânsito, onde se analisa acidente por acidente, sinistro por sinistro, a gente vai conduzindo isso tecnicamente para criar melhor resposta para evitar o sinistro - declarou o secretário.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190