Deni Zolin

Por que a duplicação da Faixa Nova ficou fora do pacote de obras do Estado

Daer e Pozzobom alegam que, primeiro, será preciso fazer o projeto do trecho a ser duplicado

Apesar do amplo pacote de obras rodoviárias anunciado nesta quarta-feira pelo Estado, com R$ 1,3 bilhão para asfaltar acessos municipais e fazer outras rodovias, incluindo o esperado asfalto para São Martinho da Serra, o governador Eduardo Leite (PSDB) não incluiu a duplicação da Faixa Nova de Camobi (RSC-287) nessa lista de obras. Questionei o governo do Estado sobre o motivo, e o Palácio Piratini informou que quem poderia falar era a assessoria do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer). Cobrei também o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), por ser do mesmo partido de Leite, e a explicação foi a seguinte:

- Não entrou no pacote porque,antes, é preciso ter pronto o projeto da duplicação para poder licitar a obra, mas o governador Eduardo Leite quer fazer muito essa obra - declarou Pozzobom, que segue articulando junto ao Daer e ao governo do Estado para viabilizar a duplicação.

No início do ano, o diretor geral do Daer, Luciano Faustino, que é formado pela UFSM, já havia garantido à coluna que a autarquia irá fazer este ano o projeto da duplicação da Faixa Nova. Só depois será possível prever a licitação e contratar a construtora que fará a obra.

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Nesta quarta-feira, a assessoria do Daer informou o seguinte: "Neste momento, está sendo finalizado o termo de referência para a contratação do projeto. Ainda neste ano será feita a licitação e iniciado o projeto de duplicação da Faixa Nova de Camobi."

Além de ter ficado fora da concessão, infelizmente, a Faixa Nova ficou excluída desse amplo projeto de obras rodoviárias. O fato de o Estado alegar que vai economizar R$ 3 bilhões até 2021 devido à redução de gastos com folha salarial, por causa das reformas aprovadas no início do governo, é uma esperança de que vai sobrar dinheiro para duplicar a Faixa Nova. Porém, em se tratando de obra pública e do governo estadual, sempre é bom ficar com um pé atrás. Ao menos, há tratativas em andamento, mas foi uma perda a cidade já não ter verbas garantidas nesse programa Avançar para essa obra tão importante para Santa Maria e para quem precisa passar pela cidade para cruzar o Estado.

A PROPÓSITO?

Apesar do anúncio expressivo de obras nas estradas do Estado, não bastará as máquinas começarem a trabalhar. A população só acreditará em mais essas promessas quando esses asfaltamentos forem mesmo concluídos. Todos estão que nem gato escaldado, de tantas promessas não cumpridas por décadas. Muitas vezes, as obras começaram, e pararam logo depois.


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