Deni Zolin

Planalto Transportes entra com pedido de recuperação judicial

Medida é para reestruturar a empresa, que foi fortemente afetada pelas medidas de restrição provocadas pela pandemia

Tradicional empresa santa-mariense, a Planalto Transportes entrou com pedido de recuperação judicial para conseguir manter os empregos e os serviços. A medida foi tomada diante do forte impacto que a empresa sofreu em decorrência das medidas de restrição à circulação de pessoas provocada pela pandemia do coronavírus. Em alguns momentos, o volume de passageiros transportados caiu mais de 50%, provocando prejuízos à empresa, já que não cobria nem os custos. 

Antes da pandemia, a Planalto tinha 1,2 mil funcionários, mas devido à queda expressiva de passageiros, teve de tomar uma série de medidas, reduzindo o quadro de funcionários pela metade. Até os salários dos diretores foram reduzidos. Agora, o pedido de recuperação é justamente para ganhar prazos com credores e manter os empregos e a empresa operando.

Santa Maria fecha o 1º semestre com alta de 22% na arrecadação de ICMS: veja situação de cada setor

Segundo a direção, a empresa tem 250 ônibus e, nos últimos meses, vem aumentando gradualmente os horários das linhas de ônibus. Para viagens que saem de Porto Alegre, a ocupação liberada pelas autoridades é de 100% dos veículos. Para ônibus que saem do Centro do Estado, é de até 75% de ocupação.

Confira abaixo a nota da Planalto:

"Todos têm acompanhado os efeitos que a pandemia da Covid-19 tem provocado na sociedade, desencadeando uma grave crise sanitária e econômica no mundo, afetando de maneira brutal os negócios de todas as empresas.

A limitação de ocupação nos veículos de transporte de passageiros e o impedimento de circulação de ônibus por vários meses em determinados mercados, impactaram profundamente

a receita da Planalto Transportes, principal empresa do grupo JMT. Nem mesmo a implantação de diversas ações de redução de custos e despesas foram suficientes para enfrentar a queda da receita e aumento de custos, como os combustíveis que tiveram reajustes superiores a 40%.

Diante dessas circunstâncias não restou outra alternativa, senão requerer junto ao Poder Judiciário a recuperação judicial, no sentido de preservar os empregos e as empresas, adequando os compromissos financeiros à geração de caixa possível diante desta nova realidade de mercado.

Confiante na tradição dos 73 anos de serviços prestados e de referência no transporte de passageiros no Rio Grande do Sul e no Brasil, as empresas seguirão trabalhando na recuperação

das empresas e na manutenção dos postos de trabalho.

A Planalto Transportes continuará operando todas as linhas, mantendo as mesmas frequências de dias e horários, com a mesma qualidade, cumprindo sua responsabilidade com a comunidade e seus clientes.

DIRETORIA JMT ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES LTDA

Porto Alegre, 27 de julho de 2021"


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190