Deni Zolin

Nova empresa vai investir R$ 500 mil em pesquisas na Agittec da UFSM

Já são 34 startups incubadas, parte delas no Centro de Eventos da Federal

A empresa Parceria Solar, que vende sistemas de geração de energia fotovoltaica, instalou uma sede para desenvolvimento de novas tecnologias no campus da UFSM, e vai investir mais de R$ 500 mil em pesquisas no local, nos próximos dois anos. Isso foi possível porque, em janeiro deste ano, a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (Agittec) abriu um edital de seleção, e a Parceria Solar foi selecionada para ser uma das empresas incubadas.

Desde o início, a Parceria Solar investe no desenvolvimento de novas tecnologias e está em busca, constantemente, de produtos e/ou serviços inovadores. Portanto, neste ano, ela resolveu aliar-se à Agittec para fomentar os vínculos entre universidade e empresa e sobretudo, para potencializar e consolidar os processos de inovação tecnológica.

Maioria das cidades da região têm queda no índice de retorno de ICMS para 2021

Com investimento de mais de meio milhão de reais nos próximos dois anos, o espaço contará com uma sala e equipamentos para cursos e qualificação, um ponto de abastecimento para carro elétrico, desenvolvimento de projetos para área pública com tomadas de geração de energia solar fotovoltaica, desenvolvimento de aplicativos ligados ao meio ambiente e geração de empregos e estágios.

34 empresas incubadas, e meta de 40 até o final do ano
Em 2014, quando a UFSM anunciou que não cederia mais o Centro de Eventos (antigo Parque de Exposições) para a realização da Expofeira, pois precisaria usar o espaço para incentivar as pesquisas e a inovação, houve queixas por parte dos agropecuaristas. Porém, a alegação da Reitoria de que seria mais importante o uso do espaço o ano inteiro para fomentar novas tecnologias prova hoje que é algo que faz mesmo mais sentido. Atualmente, a Agittec, que coordena a Incubadora Tecnológica, na entrada do campus, e a incubadora Pulsar, no Centro de Eventos, já reúnem 34 novas empresas. Segundo o coordenador da Agittec, Silon Procath, há outras cinco selecionadas que estão prestes a assinar contratos e, em breve, será feita nova seleção.

- Com isso, vamos bater a meta de chegar até o final de 2020 com pelo menos 40 empresas incubadas - diz ele.

Várias empresas criadas nas incubadoras da UFSM tiveram grande sucesso e geram hoje centenas de empregos e renda aqui. Só um exemplo é a Delivery Much, de entregas de lanches. Parte das atuais incubadas hoje têm grandes chances de crescer muito e fortalecer a economia local.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190